Eletricidade

Nova solução de eficiência energética pode ajudar empresas a economizar

A ABNT NBR ISO 50001 é uma ferramenta que determina alguns requisitos para implementar e manter um sistema de gestão de energia capaz de reduzir o consumo em até 60%. A ferramenta já foi incluída no Plano de Eficiência Energética 2030 (PNE 2030) criado pelo Governo Federal em 2007, a fim de g

Redação
30/03/2012 18:18
Visualizações: 123
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em conjunto com a International Organization for Standardization (ISO), apresentam a ABNT NBR ISO 50001, uma ferramenta de gestão que auxilia os empresários a manter o crescimento da produção em equilíbrio com o consumo energético. A ferramenta determina alguns requisitos para implementar e manter um sistema de gestão de energia capaz de reduzir o consumo em até 60%, minimizando o esgotamento dos recursos energéticos, contribuindo para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa e interferindo diretamente na redução dos custos de produção.

Dados recentes divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligado ao Ministério de Minas e Energia, estimam que o setor industrial brasileiro continuará responsável pelo consumo de mais da metade da energia produzida até 2021. Com isso, o consumo da indústria passará de 225 mil GWh em 2011 para 346 mil GWh nos próximos 10 anos, o que significa um aumento de 4,4% ao ano.

Entretanto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acredita que o país será capaz de aumentar sua capacidade de produção em apenas 2,7% ao ano. Este cenário já era esperado diante do expressivo aquecimento econômico provocado pela alta do crédito e aumento do consumo, principalmente da classe média, registrado nos últimos anos.

A ferramenta ISO 50001 já foi incluída no Plano de Eficiência Energética 2030 (PNE 2030) criado pelo Governo Federal em 2007, a fim de garantir a segurança e a qualidade do suprimento energético para as próximas décadas.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19