Eletricidade

Nova linha levará energia de Itaipu a Porto Alegre

A linha será de 500 quilovolts (kV), e está sendo projetada para ligar a Usina de Itaipu, na fronteira com o Paraguai, aos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O objetivo é garantir eletricidade à região, que vem demonstrando forte crescimento industrial nos últimos an

Agência Brasil
22/12/2011 11:34
Visualizações: 166
Uma nova linha de energia de 500 quilovolts (kV) está sendo projetada para ligar a Usina de Itaipu, na fronteira com o Paraguai, aos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O objetivo é garantir eletricidade à região, que vem demonstrando forte crescimento industrial nos últimos anos, principalmente com projetos metalúrgicos e agroindustriais.

A informação foi divulgada ontem (21) pelo diretor-geral de Itaipu, Jorge Samek, durante anúncio de patrocínio esportivo da equipe brasileira de canoagem slalom pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Samek disse que o início da construção da linha, com cerca de 600 quilômetros (km), poderá acontecer já no próximo ano, a um custo estimado de R$ 1 bilhão. Segundo ele, os estados do Sudeste já serão beneficiados pela energia produzida nas usinas no Norte do país e o desafio é garantir suprimento para a Região Sul.

“Está em estudo a construção de uma linha ligando Foz do Iguaçu a Porto Alegre. A indústria na Região Sul do Brasil está crescendo muito. Estamos vivendo um boom nas regiões de Caxias do Sul e Porto Alegre, que estão se industrializando muito. Além disso, o Brasil está deixando de ser um produtor agrícola de grão. Estamos plantando milho e “colhendo” frango pronto para o consumo, nessa agregação de valor que as cooperativas e as empresas fazem”, disse Samek.

Segundo o diretor-geral de Itaipu, a construção e a operação da futura linha será definida por meio de disputa pública entre empresas e consórcios interessados na exploração do sistema.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19