Redação TN Petróleo/Assessoria
O novo Conselho de Administração e a nova diretoria-executiva da Associação Brasileira de Prestadores de Bens e Serviços de Petróleo (ABESPetro) tomaram posse nesta segunda (15), na sede da entidade, na cidade do Rio de Janeiro.
O Conselho de Administração (CA) da ABESPetro e a diretoria-executiva fazem parte de nova estrutura de gestão implantada para que a Associação seja gerida conforme as melhores práticas de governança corporativa do mercado. Nela, o CA definirá as linhas mestras de atuação da instituição e a estrutura executiva implantará essas diretrizes. A estrutura executiva de administração também terá dedicação exclusiva à associação, trazendo mais agilidade à implantação dos trabalhos da entidade.
Os conselheiros terão mandatos de 4 anos e a estrutura da diretoria-executiva possui agora presidente-executivo e vice-presidente executivo. A antiga composição era formada por seis diretores e a executiva chefiada pelo então presidente, Rodrigo Ribeiro, e pelo secretário-executivo Telmo Ghiorzi, que agora passarão a ser o presidente do Conselho e presidente-executivo da ABESPetro, respectivamente.
Para vice-presidente executivo foi selecionado Breno Medeiros (foto), economista e doutor em economia, com mais de 15 anos de experiência no setor de petróleo, tendo passagens pela consultoria Deloitte e pelas federações das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e do Rio de Janeiro (Firjan).
"A nova governança trará mais transparência e compliance para a gestão da ABESPetro. O Conselho de Administração será o formulador das linhas mestras de atuação da instituição e nós, executivos com dedicação exclusiva, teremos mais capilaridade para tomar as ações necessárias", Telmo Ghiorzi (foto).
Neste momento de transição da antiga para a nova forma de gestão, os conselheiros com 4 anos de mandato são Lauro Puppim, Luana Duffé, Hugo Neto e Jonas Lobo. Os conselheiros com mandatos de 2 anos são Rodrigo Ribeiro, Francesco Santoro, Simão Silva, e Hugues Corrignan. Em 2025, haverá eleição para selecionar 4 membros com mandatos de 4 anos, encerrando assim a fase transitória.
Com o novo modelo de gestão, Rodrigo Ribeiro ocupará, a partir desta segunda-feira, a cadeira de Presidente do Conselho e Lauro Puppim será o Vice-Presidente do CA. Os mandatos destas cadeiras duram 2 anos.
Fale Conosco
23