Bacia de Santos

Nova descoberta na área de Carioca

A Petrobras confirmou a presença de petróleo durante a perfuração de mais um poço na área de Carioca, localizada no Bloco BM-S-9. O novo poço, informalmente conhecido como Abaré, está localizado a 35 km ao sul do poço descobridor Carioca e a 293 km do litoral do estado de São Paulo.

Agência Petrobras
14/11/2011 09:39
Nova descoberta na área de Carioca Visualizações: 2234
A Petrobras confirmou a presença de petróleo durante a perfuração de mais um poço na área de Carioca, localizada no Bloco BM-S-9. O novo poço, denominado 4-SPS-81A (4-BRSA-973A-SPS), informalmente conhecido como Abaré, está localizado a 35 km ao sul do poço descobridor 1-BRSA-491-SPS (Carioca) e a 293 km do litoral do estado de São Paulo.

Esta nova descoberta foi comprovada com amostragem de petróleo de boa qualidade, de cerca de 28° API, por teste a cabo, em reservatórios carbonáticos a uma profundidade de cerca de 4.830m. Um teste de formação está previsto para avaliar a produtividade desses reservatórios.

Além disso, está em andamento também o teste de longa duração no poço 3-SPS- 74 (Carioca Nordeste), que está conectado ao FPSO Dynamic Producer. Os resultados apontam potencial de produção do poço de aproximadamente 28 mil barris por dia, acima das expectativas iniciais. Atualmente o poço produz a uma vazão de 23.400 barris por dia, em função de restrições, em atendimento à determinação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Além do poço pioneiro descobridor, já foram perfurados mais quatro poços e foram  realizados dois testes de formação  na área do Plano de Avaliação da Descoberta de Carioca. Essas atividades cumpriram os compromissos assumidos junto à ANP.

Em função dos resultados encontrados na área de Carioca, o Consórcio solicitou à ANP a postergação do encerramento do Plano de Avaliação da Descoberta e da Declaração de Comercialidade, previstos originalmente para novembro de 2011. O novo prazo será utilizado para a realização de atividades não previstas no programa original: perfuração de até três poços exploratórios e um teste de longa duração. A ANP aprovou a revisão das Atividades e do Cronograma do Plano de Avaliação da Descoberta PA-1-SPS-50 (Carioca), com a inclusão de operações adicionais, e o prazo para a Declaração de Comercialidade foi adiado para 31 de dezembro de 2013.

A extensão do prazo do Plano de Avaliação em nada altera os planos e o cronograma do Consórcio referentes à implantação do projeto de desenvolvimento da produção.

O Consórcio do Bloco BM-S-9, operado pela Petrobras (45%) em parceria com a BG E&P Brasil (30%) e Repsol Sinopec Brasil (25%).
Mais Lidas De Hoje
veja Também
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
Petrobras
US$450 milhões serão investidos no maior projeto de moni...
14/04/26
Combustíveis
Etanol gera economia superior a R$ 2,5 bilhões em março ...
14/04/26
Espírito Santo
Próximo pico da produção de petróleo no ES será em 2027
14/04/26
ANP
Oferta Permanente de Concessão (OPC): edital com inclusã...
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23