Energia eólica

Nos próximos cinco anos a energia eólica poderá gerar 3,3 milhões de novos empregos

Redação TN Petróleo/Assessoria
30/04/2021 16:37
Nos próximos cinco anos a energia eólica poderá gerar 3,3 milhões de novos empregos Imagem: Divulgação Visualizações: 1486

Uma oova análise do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC) mostra que 3,3 milhões de novos empregos em energia eólica podem ser criados globalmente nos próximos cinco anos, graças ao enorme crescimento dessa indústria. O número inclui empregos diretos na eólica onshore e offshore e abrange toda a cadeia de valor do setor: planejamento e desenvolvimento de projetos; fabricação; instalação; operação e manutenção (O&M); e descomissionamento.

Com 751 GW de capacidade já instalada, a indústria eólica gerou quase 1,2 milhão de empregos em todo o mundo até o momento de acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável. Os principais países que usam a energia eólica no mundo são os que oferecem centenas de milhares de novos empregos diretos. Em 2020, havia aproximadamente 550 mil trabalhadores em energia eólica na China, 260 mil no Brasil, 115 mil nos EUA e 63 mil na Índia, de acordo com uma pesquisa global da GWEC Market Intelligence.

A GWEC Market Intelligence prevê que 470 GW adicionais de capacidade eólica onshore e offshore serão instalados em todo o mundo entre 2021-2025. Com base nos cálculos de criação de empregos existentes, esse aumento na nova capacidade pode gerar 3,3 milhões de empregos sustentáveis e ao longo de projetos de 25 anos. Muitos desses trabalhos serão baseados localmente, tanto para a fase de construção e O&M dos projetos. A maioria desses empregos será criados em mercados eólicos de alto crescimento, incluindo China, EUA, Índia, Alemanha, Reino Unido, Brasil, França, Suécia, Espanha, África do Sul e Taiwan.

Ben Backwell, CEO da GWEC comentou: “A indústria eólica tem um forte histórico de criação de empregos de alta qualidade e de longo prazo. Enquanto o mundo ainda sofre com os impactos da pandemia da COVID-19, os governos devem olhar para o setor eólico como uma indústria-chave para criar os empregos de que precisam para colocar suas economias de volta nos trilhos ”.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Rio-Macapá: novas fronteiras levam à região Norte
12/11/25
COP30
Petrobras e BNDES lançam primeiro edital do ProFloresta+...
12/11/25
Evento
ANP participa de conferência de Geofísica Sustentável, d...
12/11/25
Pré-Sal
PPSA aguarda decisão sobre aumento de participação da Un...
12/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
12/11/25
COP30
Portaria sobre embarcações sustentáveis entra em consult...
12/11/25
COP30
Eficiência energética é essencial para desacoplar cresci...
12/11/25
COP30
Embrapii abre chamada pública para capacitação de grupos...
12/11/25
PD&I
União de expertises
12/11/25
Gás Natural
GNLink e Bahiagás firmam contrato para levar gás natural...
11/11/25
Pré-Sal
P-79 deixa estaleiro na Coreia do Sul rumo ao campo de B...
11/11/25
Amazonas
Petrobras e Amazônica Energy firmam primeiro contrato pa...
11/11/25
Refino
Complexo de Energias Boaventura terá unidades de refino ...
11/11/25
COP30
Soluções baseadas na Natureza: mitigar mudanças climátic...
10/11/25
Combustíveis
Etanol registra alta na primeira semana de novembro, apo...
10/11/25
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.