Bolívia

Noruega vai assessorar a YPFB na nacionalização

Gazeta Mercantil / E
15/08/2006 03:00
Visualizações: 121

MADRI - O governo da Bolívia pediu a assessoria da Noruega para levar adiante o processo de nacionalização do setor de petróleo e gás, paralisado por falta de recursos da empresa estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), para controlar afetivamente a produção e comercialização dos hidrocarbonetos. O superintendente de Hidrocarburos, Víctor Hugo Sainz, informou que a Noruega capacitará a YPFB depois que for firmado um acordo com o ministro da Assistência, Erik Solheim, que começa uma visita à Bolívia, ocasião em que será pedida sua cooperação na redação de leis sobre petróleo, projeto e implementação de contratos e acordos de preços da exportação de gás.

O governo da Noruega adota desde 2004 um programa de assistência no campo energético a países em desenvolvimento, que se denomina ‘Petróleo para o desenvolvimento’, e que atualmente é aplicado na Nigéria, Angola, Santo Tomé e Príncipe, Madagascar, Sudão, Timor Leste, Camboja, Filipinas e Iraque e agora a Bolívia.

Segundo o vice-ministro da Exploração Petrolífera, Julio Gómez, as autoridades reconheceram na semana passada que o processo de nacionalização está paralisado. Além disso, ele anunciou que, a partir de amanhã, será iniciada uma nova rodada de contatos com as petrolíferas estrangeiras.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13