<P>A Companhia de Navegação do Sul (Norsul), destaque em navegação privada no Brasil, com sede no Rio de Janeiro, vai investir R$ 40 milhões de recursos próprios na instalação de um terminal marítimo em São Francisco do Sul (SC) para atender a Vega do Sul, do grupo Arcelor.</P><P>A Norsul ...
Gazeta MercantilA Companhia de Navegação do Sul (Norsul), destaque em navegação privada no Brasil, com sede no Rio de Janeiro, vai investir R$ 40 milhões de recursos próprios na instalação de um terminal marítimo em São Francisco do Sul (SC) para atender a Vega do Sul, do grupo Arcelor.
A Norsul faz o transporte da matéria-prima (bobinas de aço) da Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), no Espírito Santo, para a Vega desde que foi inaugurada em 2003. A descarga das barcaças é realizada hoje no porto de Itajaí, mas a empresa necessita de instalações apropriadas, diz o diretor de Novos Negócios da Norsul, Luiz Phillipe Figueiredo. O projeto espera licenciamento da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) para começar a obra. A expectativa é concluir o terminal até o final de 2008.
O terminal terá um berço com capacidade para receber mais de 100 mil toneladas/mês de bobinas de aço. Cada embarcação poderá transportar até 10 mil toneladas por viagem. Os navios-barcaça têm maior capacidade de carga e, devido a um sistema diferenciado de hélices, conseguem atracar mais rapidamente no porto.
As operações logísticas da Vega do Sul por via marítima tiveram o tempo reduzido à metade, diz Luiz Phillipe Figueiredo. O custo do frete para o transporte marítimo sofreu redução de até 30%.
O projeto da Norsul em Santa Catarina contempla também a construção de um berço complementar para a operação de navios que eventualmente levarão as bobinas para o Nordeste do Brasil ou para a Argentina.
O terminal estará localizado quase em frente à Vega do Sul, numa área de cerca de 50 mil metros quadrados, de um total de 360 mil metros quadrados adquiridos pela Norsul. A companhia está investindo R$ 20 milhões em um centro de distribuição em São Francisco do Sul.
A Norsul opera navios e barcaças oceânicas na costa brasileira, no sistema de cabotagem. Possui 10 navios próprios, cinco empurradores e 10 barcaças. Faturou US$ 150 milhões no ano passado, receita que deverá se manter em 2007, com o mercado a granel para navios aquecido, diz Figueiredo. Transportou, durante o ano passado, 8 milhões de toneladas de cargas a granel e neo-granel, na cabotagem e no longo curso. Atualmente a empresa opera 25 embarcações (entre próprias e afretadas). Trata-se da maior frota privada nacional em operação.
Considerado um projeto inovador, os navios-barcaça vêm chamando a atenção das empresas do setor devido à otimização dos serviços logísticos, pois possuem excelente capacidade de manobra, boa velocidade e razoável consumo de combustível. A idéia de criar uma forma mais eficiente e econômica de transporte surgiu em dezembro de 1997, quando a Norsul desenvolveu um projeto encomendado pela Aracruz Celulose para transportar um volume maior de toras de eucalipto do sul da Bahia para o Espírito Santo. O contrato foi assinado em dezembro de 2000.
Com as novas embarcações, a Aracruz conseguiu duplicar a quantidade de madeira transportada. O transporte marítimo de madeira via barcaças tem como principal benefício a redução do tráfego de carretas nas rodovias: um volume total de 3,4 milhões de m³ de madeira sendo transportado pelas embarcações, anualmente, eqüivale a cerca de 63 mil viagens por ano de caminhões ultrapesados de 54 m³, ou seja, um caminhão a cada oito minutos, 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Fonte: Gazeta Mercantil
Fale Conosco
21