Rio Oil & Gas 2020

No último dia da ROG, Shell Brasil fala sobre pré-sal e descarbonização

Redação TN Petróleo/Assessoria
03/12/2020 22:13
Visualizações: 842 (0) (0) (0) (0)

O último dia da Rio Oil & Gas 2020 teve como um dos destaques a presença de Marc Gerrits (foto), vice-presidente executivo de Exploração da Shell, no painel Menos Fronteiras e Mais Conhecimento em Benefício da Exploração Offshore. O executivo ressaltou a importância de parcerias no mercado de óleo e gás, porque elas abrem oportunidades e permitem que a atividade de exploração seja feita com mais segurança e eficiência.

De acordo com Gerrits, perfurar poços de forma mais eficiente e com um custo mais baixo é um fator chave para as atividades na fronteira do pré-sal. “É animador ver que a indústria está inovando no pré-sal, avançando significativamente neste território e testando novos conceitos. Isso tem o potencial de desbloquear todo um novo segmento de atuação”, acrescentou.

InstitucionalA sessão Oportunidades e Desafios da Descarbonização na Indústria de O&G contou com a participação de Alejandro Segura, gerente geral da Shell Brasil para a área de Nature Based Solutions (NBS) - frente de negócios voltada para ações que visam a neutralidade de emissões de carbono. Ele comentou que 85% da pegada de carbono da empresa vêm das emissões dos clientes (ao usarem os produtos da Shell) e mencionou que a companhia trabalha para ajudá-los a chegar em zero emissões líquidas. “A precificação do carbono é a rota mais eficaz para garantir uma redução na emissão de gases do efeito estufa. (...) A clareza jurídica sobre o valor desses créditos é o mais relevante”, disse Segura.

No debate Pesquisa & Desenvolvimento para Águas Profundas, organizado dentro da programação do Shell Talks, Diego Juliano, gerente de Tecnologia Submarina da Shell Brasil, explicou que, nas atividades offshore, a tecnologia é capaz de reduzir consideravelmente as emissões. Segundo ele, a indústria 4.0 está relacionada à interconectividade dos sistemas embarcados e da robótica móvel, e um dos objetivos primários é mitigar o risco para pessoas e aumentar a segurança das operações.

InstitucionalEm seu último painel, o Shell Talks discutiu o tema A Interseccionalidade na Temática de Diversidade & Inclusão. “Um ponto muito importante para a Shell é a retenção e a atração de talentos. (...) Se quisermos ter experiências diversas, inovação, evolução, precisamos ter cabeças que pensam de formas diferentes” afirmou Luiz Oliveira, assessor de Relações Externas e ex-presidente e fundador da TRUEColors, rede LGBTQIA+ da Shell Brasil. Para ele, o ideal de diversidade em uma sociedade ocorrerá quando a discussão sobre esse tema não for mais necessária.

Ainda nesta quinta-feira, o congresso técnico da Rio Oil & Gas também recebeu George Oliva, engenheiro de projetos de E&P da Shell Brasil, como moderador da sessão O Potencial da Indústria de Descomissionamento no Brasil e no Mundo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Contratos
Oil States consegue novos contratos com a Petrobras
01/08/25
Santa Catarina
SCGÁS garante fornecimento de gás natural em Santa Catarina
01/08/25
Gás Natural
Algás amplia a interiorização do Gás Natural com rede pi...
01/08/25
Energia Elétrica
ONS divulga resultado do 2º Mecanismo Competitivo para c...
01/08/25
Gás Natural
Gasmig reduz tarifas de gás natural para indústrias e ve...
01/08/25
Evento
O principal congresso de END & Inspeção da América Latin...
01/08/25
Brasil
Governo Trump isenta petróleo e derivados de nova tarifa...
01/08/25
Combustíveis
ANP retoma Programa de Monitoramento da Qualidade dos Co...
01/08/25
Evento
Conferência Internacional de Energias Inteligentes acont...
01/08/25
Pré-Sal
MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26
31/07/25
Biodiesel
Produção de biodiesel em MT sobe 4,64% em junho no compa...
31/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 reforça protagonismo do estado na...
31/07/25
Acordo
Assinado acordo de leniência com empresas de energia e i...
31/07/25
Evento
Congresso da FIEE debate segurança energética em cenário...
31/07/25
Rio Grande do Sul
Sindienergia-RS e Países Baixos fortalecem conexões para...
30/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Comquality é destaque em Painel sobre segurança de Proce...
30/07/25
Evento
Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da m...
30/07/25
Resultado
Produção de petróleo e gás natural da Petrobras aumenta 5%
30/07/25
Refino
Com investimento de R$ 490 milhões, Refinaria de Cubatão...
30/07/25
Firjan
Em Brasília para tratar do tarifaço, Firjan se reúne com...
30/07/25
Descarbonização
Comerc chega a 500 Jornadas de Descarbonização e amplia ...
29/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22