ROG.e 2024

No primeiro dia de ROG.e, MODEC e Shape Digital apresentam seus compromissos com a descarbonização

Empresa também participou do Young Summit em mesa redonda sobre a saúde mental.

Redação TN Petróleo/Assessoria MODEC
23/09/2024 20:20
No primeiro dia de ROG.e, MODEC e Shape Digital apresentam seus compromissos com a descarbonização Imagem: Melina Monteiro/MODEC Visualizações: 1935 (0) (0) (0) (0)

Durante o primeiro dia da ROG.e 2024, a descarbonização esteve em pauta no estande da MODEC. A empresa apresentou, em parceria com a Shape Digital, o seu compromisso com um futuro mais sustentável e debateu a forma como a indústria de óleo e gás tem enfrentado esta questão.

Leonardo Santoro, Gerente de Gestão Técnica da MODEC, destacou a importância de alcançar o "Net Zero" até 2050, com base na estratégia de negócios da empresa. Ele enfatizou que a descarbonização de FPSOs, com uma redução significativa da intensidade de carbono das embarcações, e o desenvolvimento de novos negócios serão fundamentais para atingir essa meta.

"Além das novas unidades mais sustentáveis em construção, a MODEC está comprometida com a otimização de sua frota já existente, implementando melhorias e tecnologias inovadoras para reduzir as emissões. Ao investir em pesquisa e desenvolvimento, a MODEC está trabalhando ativamente para aprimorar os processos e sistemas em operação, garantindo que toda a sua frota contribua para um futuro mais limpo e responsável", pontuou Leonardo, que dividiu o palco com Júlio Ribeiro, Head de Desenvolvimento de Produto da Shape Digital.

As duas novas embarcações em construção pela MODEC para o offshore brasileiro, Bacalhau e Raia, contarão com tecnologias inovadoras na redução de emissões. A principal delas é o Sistema de Geração de Energia em Ciclo Combinado, que ajudará na redução das emissões de CO₂ durante a fase de operação, cerca de 40% menor que as turbinas a gás usadas atualmente pela indústria.

MODEC debateu, ainda, a saúde mental dos trabalhadores

A saúde mental dos trabalhadores offshore é uma pauta prioritária para a indústria de óleo de gás. Melina Monteiro, Supervisora de Recursos Humanos da MODEC, participou do painel "Armadilhas da Saúde Mental para Jovens Profissionais", realizado durante a Young Summit, evento paralelo à ROG.e 2024.

Durante a apresentação, Melina abordou alguns pontos importantes em relação aos jovens profissionais como respeitar os limites pessoais, conversar sobre saúde mental e criar resiliência em meio ao ambiente corporativo. Realidades tão necessárias para os desafios enfrentados pela geração z.

"É essencial que as empresas da indústria offshore de óleo e gás adotem práticas que promovam a saúde mental, apoio psicológico e ambientes de trabalho onde todos se sintam acolhidos", afirmou Melina, que idealizou o programa de saúde mental da MODEC, o MODEC com Você.

 O programa começou como um canal de atendimento feito pelos próprios psicólogos da empresa que, durante a pandemia da Covid-19, davam suporte aos empregados. Após mais de quatro anos, o programa ganhou força e já realizou mais de 30 mil atendimentos, mais de 100 rodas de conversas de forma contínua, além do embarque de psicólogos nas unidades offshore, realização de workshops e capacitação de lideranças, a fim de se tornarem mais presentes e empáticas quanto aos problemas que possam atingir nas suas equipes.

Sobre a MODEC - A MODEC é líder global no segmento de construção, afretamento e operação de plataformas para produção de óleo e gás e possui mais de 50 anos de história. Há mais de duas décadas em mares brasileiros, a MODEC opera 13 plataformas de Petróleo e Gás. São mais de 3,2 mil empregados atuando no Brasil.

PARCEIROS DE CONTEÚDO

           

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22