No Brasil, a empresa utilizará caminhões movidos a Gás Natural Veicular (GNV) em sua frota
Redação TN Petróleo/AssessoriaO tema da sustentabilidade está cada vez mais presente no ambiente corporativo. Por isso, é fundamental que as empresas busquem e implementem soluções e tecnologias que minimizem ou evitem danos ao meio ambiente. Com essa mentalidade, a Mercosul Line, transportadora brasileira do Grupo CMA CGM, investe na redução dos impactos ambientais em suas operações.
Para cumprir essa agenda, a Mercosul Line incorporará à sua frota de veículos cinco caminhões movidos a Gás Natural Veicular (GNV). Esse combustível faz parte de uma geração de energia mais limpa e está alinhado com o objetivo do Grupo CMA CGM de incorporar combustíveis alternativos em sua matriz energética, a fim de atingir Carbono Zero Líquido até 2050.
O GNV é derivado do petróleo e tem o potencial de reduzir as emissões de CO2 em até 15% quando comparado a veículos movidos a diesel, de acordo com um estudo realizado por um fabricante de veículos pesados.*
Esse é o primeiro passo na jornada de descarbonização da Mercosul Line. No futuro, o objetivo é que os veículos façam a transição para o biometano, um gás gerado a partir da decomposição de compostos orgânicos que pode reduzir as emissões de poluentes em até 90% em comparação com o combustível convencional, de acordo com o Centro Internacional de Energias Renováveis/Biogás (CIBiogas).
Nos últimos anos, a Mercosul Line vem ampliando as operações de transporte de contêineres por meio de rotas ferroviárias, complementando o transporte rodoviário.
A Mercosul Line realizou testes com um caminhão de sua frota e, após seis meses de operação, o veículo manteve o mesmo excelente nível de atendimento ao cliente e capacidade de carga.
"O Gás Natural Veicular (GNV) é amplamente utilizado no Brasil, com postos de abastecimento localizados ao longo de todas as rodovias e grandes cidades. A operação com esses veículos ocorrerá na região Sudeste, a partir do porto de Santos, com a possibilidade de incluir o serviço Multimodal, pois dependendo da rota, o transporte ferroviário pode ser utilizado além do marítimo e rodoviário. Seremos a primeira transportadora do Brasil a utilizar uma frota com essa configuração. Esse projeto reafirma o compromisso de todos os funcionários do Grupo CMA CGM com o meio ambiente, com nossos clientes e com os valores de nossa empresa, que são Ousadia, Excelência, Imaginação e Exemplaridade", enfatiza Cristhian Silva, Gerente de Inland Procurement do Grupo CMA CGM.
Para Gustavo Breder, Gerente Intermodal da Mercosul Line, um dos maiores desafios foi fazer a transição da matriz energética do transporte rodoviário sem impactar os clientes. "Estamos constantemente avaliando oportunidades para substituir nossa frota a fim de reduzir as emissões de CO2 e, com a ajuda de parceiros, atingimos um marco importante. Hoje, com os novos modelos e a quantidade de cilindros instalados por veículo, podemos alcançar um desempenho semelhante, em termos de quilômetros percorridos, ao de um veículo a diesel. Isso nos permite manter o nível de serviço sem a necessidade de aumentar a frota. Tornar a cadeia porta a porta de nossos clientes cada vez mais ecológica é uma fonte de grande orgulho e inspiração para nós."
"Tenho orgulho de fazer parte de uma empresa que prioriza a oferta de soluções de transporte sustentáveis. Essa iniciativa da Mercosul Line demonstra a preocupação do Grupo CMA CGM com o meio ambiente e o futuro do nosso planeta", conclui Nathaly Freitas, CEO da Mercosul Line.
*Dados do estudo da CNT (Confederação Nacional do Transporte): https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/estudo-avalia-substituicao-diesel-gnv
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