A Nexans, empresa que atua na indústria de cabos, acaba de anunciar um contrato com a empresa inglesa Applied Superconductor Ltda (ASL). O acordo prevê o fornecimento de um exclusivo limitador de corrente supercondutor, destinado à otimização de uma subestação de média tensão (11 kv) na cid
AssessoriaA Nexans, que atua na indústria de cabos, acaba de anunciar um contrato com a empresa inglesa Applied Superconductor Ltda (ASL). O acordo prevê o fornecimento de um exclusivo limitador de corrente supercondutor, destinado à otimização de uma subestação de média tensão (11 kv) na cidade de Lancashire, Inglaterra. Inicialmente, a instalação tem por objetivo realizar testes com o novo produto do grupo.
O dispositivo vai aperfeiçoar o funcionamento e a segurança da rede de distribuição de energia da cidade, permitindo uma demonstração prática dos benefícios proporcionados por esse tipo de limitador. Graças à sua resposta quase instantânea, o produto protege os diferentes componentes da rede em caso de sobrecarga e contribui para evitar blecautes. Espera-se, inclusive, que esse projeto ajude no desenvolvimento de novas tecnologias para redes malhadas, ligações de fontes de energia renovável e para redes inteligentes.
"O avanço desse projeto irá permitir que, em pouco tempo, o produto passe para a etapa de comercialização”, afirma Joachim Bock, diretor da área de supercondutores da Nexans. “Seu sistema modular permite uma fácil adaptação às necessidades específicas de cada tipo de rede, especialmente às redes auxiliares de centrais elétricas”, conclui.
O limitador fornecido à ASL foi produzido pela Nexans Superconductors. Além do desenvolvimento e fabricação desse material e de seus componentes, a empresa participou de todo o trabalho de projeção e edificação da subestação.
Fale Conosco