<P>A presença de um navio para transporte de contêiners virou atração no porto de Imbituba, no Sul do Estado, nos últimos dois dias. O Holsatia Express, de 260,5 metros de comprimento e 33 metros de largura, é a maior embarcação para esse tipo de carga que já passou por um porto do Estado d...
Diário Catarinense - SCA presença de um navio para transporte de contêiners virou atração no porto de Imbituba, no Sul do Estado, nos últimos dois dias. O Holsatia Express, de 260,5 metros de comprimento e 33 metros de largura, é a maior embarcação para esse tipo de carga que já passou por um porto do Estado de Santa Catarina.
Com capacidade para 4,1 mil contêiners, ou 82 mil toneladas, o navio é apenas oito metros menor que o Titanic. O gigante de aço que saiu de Rio Grande (RS) com destino a Santos é de bandeira britânica e pertence a empresa alemã Hapag-Lloyd.
O navio deveria atracar em Itajaí, mas como possui um calado de dimensões superiores ao que o porto tem capacidade, acabou se deslocando para Imbituba.De acordo com o diretor presidente da Libra Terminal Imbituba, empresa responsável pelo embarque dos contêiners, Guilherme Soares de Sá Peixoto, a chegada de um navio desse porte em Imbituba avaliza o potencial do porto.O Holsatia Express chegou ao Sul do Estado na quinta-feira por volta das 6h e precisou da ajuda de dois barcos rebocadores para atracar, manobra que durou cerca de 40 minutos.
Os 400 contêiners que foram embarcados no navio chegaram durante a semana e modificaram o trânsito de Imbituba. Para facilitar o acesso de centenas de caminhões ao porto, algumas ruas precisaram ser fechadas. As cargas de cerâmica, motores, madeira, móveis e carrocerias de ônibus, avaliadas em mais de US$ 10 milhões, somados os impostos, foram produzidas por indústrias catarinenses e gaúchas.
O navio deveria retomar viagem com 900 contêiners embarcados em Imbituba, mas devido a problemas operacionais cerca de 500 deles não puderam sair de São Francisco do Sul, onde estavam guardados.Para colocar toda carga no navio foram necessários 50 funcionários durante 48 horas. O Holsatia Express deixou Imbituba ontem no final da tarde.
Fonte: Diário Catarinense - SC
Fale Conosco
21