<P>O Porto de Navegantes (SC) recebeu, na última quinta-feira(17), seu primeiro navio. O cargueiro Panagia, do armador dinamarquês Combi Lift, atracou no berço um, em Navegantes transportando os primeiros equipamentos de grande porte do complexo, dois Mobile Harbour Crane LHM-500 S (MHC ou guin...
Cassiano VianaO Porto de Navegantes (SC) recebeu, na última quinta-feira(17), seu primeiro navio. O cargueiro Panagia, do armador dinamarquês Combi Lift, atracou no berço um, em Navegantes transportando os primeiros equipamentos de grande porte do complexo, dois Mobile Harbour Crane LHM-500 S (MHC ou guindastes com rodas). Vindos da Alemanha, os aparelhos chegaram praticamente montados.
A chegada do Panagia foi acompanhada pelas autoridades locais, capitania dos portos, receita federal e estadual e por um grande número de colaboradores da Portonave S.A. – Terminais Portuários de Navegantes.
“Para o Vale do Itajaí é um fato histórico, para a empresa é a realização e concretização de um projeto de grande porte, que começou há 10 anos, com a aquisição dos primeiros terrenos na cidade”, afirma o diretor superintendente administrativo, Osmari de Castilho Ribas.
Cada Mobile Harbor Crane pesa cerca de 500 toneladas. As peças chegam a Navegantes praticamente montados. O desembarque da carga deve levar cerca de dois dias e será feito com a ajuda de dois guindastes que fazem parte do Panagia. “Dentro de uma semana e meia os equipamentos já estarão montados e prontos para operar”, explica o diretor.
As máquinas têm capacidade para içar até 100 toneladas e mover, em média, 30 contêineres por hora. Além dos dois equipamentos que farão parte do Porto de Navegantes, existem somente nove peças iguais em toda a América Latina.
O Panagia deixou Navegantes no sábado, dia 19.
Fale Conosco
21