GNV

Naturgy debate oportunidades para crescimento no mercado de GNV no estado do Rio

Representantes de diferentes setores da cadeia debatem ampliação para veículos pesados e alternativas em busca da modicidade tarifária.

Redação TN Petróleo/Assessoria Naturgy
25/09/2025 13:31
Naturgy debate oportunidades para crescimento no mercado de GNV no estado do Rio Imagem: Alessandro Menezes Visualizações: 1220

A ampliação do mercado de GNV foi debatida no 8º Seminário Nacional do GNV + Biometano. A Naturgy, distribuidora de gás natural com atuação no estado do Rio e sul de São Paulo, participou do evento e apresentou dados sobre o atual cenário fluminense e as perspectivas para alavancar o crescimento nas vendas do combustível.

"O que a Naturgy deseja é garantir investimentos para a universalização do GNV, segurança de rede, expansão de malha e, consequentemente, conexão de novos usuários. Quando falamos de ampliar o uso de GNV para os veículos pesados, além dos benefícios em termos de descarbonização, agregamos aumento no volume de vendas, diminuindo o custo unitário, o que pode ser um fator para reduzir a tarifa e estimular ainda mais o consumo", explicou Alessandro Menezes, diretor de Regulação, Tarifas e Suprimentos de Gás Natural da Naturgy.

Segundo dados da Firjan, o Rio ainda concentra 56% do consumo nacional do GNV. O estado é líder no fornecimento do combustível com cerca 1,7 milhão de veículos leves convertidos e mais de 700 postos de GNV instalados. Além do benefício em termos de redução de emissões de gases de efeito estufa frente a outros combustíveis como gasolina e diesel, o GNV segue com preços mais competitivos em relação ao etanol e gasolina.

Atualmente, a Naturgy está investindo em infraestrutura para ampliar o abastecimento de caminhões e ônibus. "O uso de GNV em veículos pesados já é uma realidade, já temos caminhões circulando com o combustível. Agora, precisamos trabalhar para que isso ganhe escala. Recentemente, anunciamos investimentos na ordem de R$ 300 milhões para a ampliação dos Corredores Sustentáveis. Hoje, temos 11 postos, o que permite que caminhões e ônibus possam ir do Rio a São Paulo com total autonomia de abastecimento com GNV", destacou Leonardo Augusto, coordenador de GNV.

Realizado pelo Sindirepa, o 8º Seminário Nacional do GNV + Biometano ocorreu no último dia 23, na Casa Firjan, no Rio de Janeiro. Durante o evento, Alessandro Menezes também ponderou que os atores devem trabalhar juntos pela diminuição do custo do GNV, a fim de ampliar ainda mais a competitividade, citando como exemplo a participação da sociedade organizada na revisão tarifária do segmento de transporte, assim como a modernização de seus contratos, o que, além da diminuição no custo do gás, incentivaria a entrada de novos players para fornecimento do gás natural.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.