Evento

Naturgy debate as perspectivas do biometano e do gás natural na transição energética

Distribuidora de gás natural fala sobre o uso dos dois combustíveis, para apoiar a descarbonização, abastecer municípios e substituir o óleo diesel na frota pesada.

Redação TN Petróleo/Assessoria Naturgy
04/10/2024 16:51
Naturgy debate as perspectivas do biometano e do gás natural na transição energética Imagem: Divulgação Visualizações: 2109

A Naturgy, distribuidora de gás natural, participou do 11º Fórum de Biogás, maior evento do setor na América Latina, para debater o futuro do biometano no Brasil e seu papel na transição energética e nos processos de descarbonização. Durante o painel "Inovação e sustentabilidade no setor de biogás: Desafios e oportunidades para o futuro", Christiane Delart, diretora do Sistema de Distribuição de Gás da empresa, falou sobre a vocação natural do Rio de Janeiro para a utilização do gás natural e como a estrutura de distribuição do combustível realizada pela companhia pode apoiar a adoção do biometano em suas áreas de atuação.

"Estamos há 170 anos promovendo a transição energética através do gás natural. Distribuímos 7 milhões de metros cúbicos de gás por dia, no estado do Rio e na região sul de São Paulo. Tudo que fazemos hoje para o gás natural já pode ser utilizado pelo biometano. Hoje, quando pensamos em expansão, já pensamos se podemos chegar aos novos municípios com o biometano, com a combinação dos dois combustíveis ou ainda levar primeiro o gás natural e posteriormente biometano. Este é o papel da concessionária, apoiar o Estado em suas necessidades de desenvolvimento e descarbonização, levando infraestrutura, trazendo soluções energéticas e atendendo a necessidade do cliente", explica Christiane Delart.

Para ampliar a chegada do gás natural e do biometano a regiões mais distantes, onde a rede principal ainda não chega, a Naturgy tem projetos estruturantes. A empresa leva o gás natural comprimido, por meio de caminhões, e chegando nessas regiões abastece redes locais. "A gente vê o biometano como parceiro para chegar em municípios onde a rede não seria viável em um primeiro momento. Se conseguirmos juntar os produtores locais de biometano com os potenciais clientes de gás, falamos em uma logística mais simples e eficaz e teríamos municípios verdes. Já temos sete projetos estruturantes instalados, com gás natural, distribuindo mais de um milhão e 300 mil metros cúbicos de gás. Temos mais 29 possíveis novos municípios mapeados nos planos de expansão da companhia no Rio de Janeiro e em São Paulo", afirma a executiva.

Outro projeto que está nos planos da distribuidora é o mapeamento, em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas, para identificar quais municípios tem maior geração de resíduos e maior potencial de geração de biometano. "A ideia da distribuidora é identificar quais municípios tem maior potencial e apoiá-los quanto a gestão de resíduos e geração de uma energia limpa, além do papel que a distribuidora tem no desenvolvimento da infraestrutura local, viabilizando a entrega dessa energia ao cliente final.", destaca Delart.

Christiane Delart falou ainda sobre o papel que o gás natural já desempenha na descarbonização da indústria e do transporte. "Na Naturgy, enxergamos a complementariedade dos dois combustíveis e vemos novas possibilidades também como a substituição do óleo diesel pelo biometano. Temos um projeto de Corredor Sustentável, em conjunto com o Governo do Estado, através da Secretaria de Energia e Economia do Mar, para potencializar o abastecimento de veículos pesados com GNV e biometano. O Rio já é um case em veículos leves e foi pioneiro no lançamento do primeiro corredor na Dutra. A Naturgy já tem mais 10 corredores mapeados para implementação", complementa a executiva.

Durante o encontro, foram apresentadas as vantagens do biogás em termos de sustentabilidade e abordadas questões referentes às perspectivas e desafios para o desenvolvimento do setor de forma competitiva, como a evolução tecnológica, o andamento das iniciativas regulatórias, possibilidades de ampliação das redes de distribuição, otimização de processos, entre outros.

Realizado anualmente, o Fórum do Biogás tem como objetivo promover a troca de informações e experiências, além de debater questões relacionadas aos cenários político-regulatórios e de mercado. O evento ocorreu nos dias 02 e 03 de outubro, no Expo Mag, no Centro do Rio. Moderado por Renata Isfer, presidente da ABiogás, também participaram do painel Daniel Valle, diretor de Estratégia da Copersucar, Fabiana Molina, diretora Jurídica e de Relações Institucionais da Ultragaz, Gustavo Bonini, diretor Institucional da Scania Latin America e Roberta Godoi, vice-presidente de Soluções Energéticas e líder da (Re)energisa.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Exportação
Petrobras irá vender seis milhões de barris de petróleo ...
17/10/25
COP30
IBP e Câmara Brasil-Texas debatem papel estratégico do B...
17/10/25
Bacia de Campos
ANP autoriza retorno da produção do FPSO Peregrino
17/10/25
OTC Brasil 2025
Equinor marca presença na OTC Brasil 2025 e apresenta so...
17/10/25
Firjan
Em reunião do Conselho de Petróleo e Gás da Firjan, pres...
16/10/25
Parceria
Nexio fecha parceria com Porto do Açu para projetos de i...
16/10/25
Pernambuco
Petrobras e Tenenge avançam na construção de nova unidad...
16/10/25
Bacia de Santos
Bacalhau, maior campo internacional da Equinor, inicia o...
16/10/25
Petrobras
Reduc é a primeira refinaria do país certificada para pr...
16/10/25
PPSA
Produção de petróleo da União atingiu 168 mil barris por...
15/10/25
iBEM26
Brasil diversifica sua matriz energética
15/10/25
Evento
PortosRio marca presença na Rio+Agro 2025
14/10/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Vendas de hidratado quase dobram na semana
14/10/25
Combustíveis
ANP recebe mais um equipamento que detecta teor de biodi...
10/10/25
Petrobras
Investimentos de R$ 2,6 bilhões na Bahia são anunciados ...
10/10/25
Petrobras
O supercomputador Harpia entra em operação
10/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
ROG.e
IBP lança nova ROG.e: maior festival de energia do planeta
09/10/25
Biometano
Cedro e Gás Verde inovam com a descarbonização da logíst...
09/10/25
Energia Elétrica
CCEE conclui liquidação do Mercado de Curto Prazo do Set...
08/10/25
IBP
Posicionamento - Proposta de elevação da alíquota do Fun...
08/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23