Internacional

Na Bolívia, Magda Chambriard participa do Foro Empresarial Bolivia – Brasil e destaca interesse da Petrobras em gás natural

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
10/07/2024 09:37
Na Bolívia, Magda Chambriard participa do Foro Empresarial Bolivia – Brasil e destaca interesse da Petrobras em gás natural Imagem: Valeria Arnez / Divulgação Petrobras Visualizações: 305 (0) (0) (0) (0)

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, participou nesta terça-feira, 9/7, do Foro Empresarial Bolivia – Brasil, em Santa Cruz de La Sierra. Falando para uma plateia de empresários e autoridades brasileiras e bolivianas, Magda destacou o interesse da Petrobras no incremento da produção de gás operada pela companhia na Bolívia e no aumento do volume de importação do insumo para o Brasil. Com maior oferta de gás para o mercado brasileiro, a preços acessíveis, a presidente espera viabilizar projetos de fertilizantes e de petroquímica previstos no Plano Estratégico 2024 – 2028.

“Hoje o mercado consumidor brasileiro demanda 50 milhões de m3 de gás natural por dia. Acreditamos que esse mercado pode ser triplicado, alcançando 150 milhões de m3 diários. Esse gás servirá como insumo para a indústria petroquímica e para a produção de fertilizantes. A condição é que sejamos capazes de fazê-lo chegar ao Brasil a preços acessíveis”, disse a presidente.

Para Magda, o gás natural tem um papel essencial na integração energética da América do Sul. “Apostamos muito nessa sinergia entre Brasil, Bolívia e também a Argentina, países interligados pelo gasoduto”, declarou.

A presidente mencionou as perspectivas para o incremento da produção no país vizinho. A Petrobras, que já foi responsável por 60% da produção de gás natural boliviana, opera hoje 25% do total produzido no país. “Nós olhamos pra frente e vemos oportunidades para serem desenvolvidas pela Petrobras ou em parcerias que merecem nosso investimento”, disse.
 
Projeto exploratório

Na área de San Telmo Norte, no estado de Tarija, a Petrobras Bolívia pretende perfurar em 2025 um poço exploratório por meio do qual vai investigar o potencial das reservas de gás natural. A Petrobras Bolívia planeja investir cerca de 40 milhões de dólares para perfuração desse poço, caso obtenha licença ambiental.

A área tem potencial de recuperação de cerca de 2,7 trilhões de pés cúbicos (TCF, na sigla em inglês).

“Os novos investimentos na área de San Telmo Norte reforçam nosso compromisso com a parceria entre Brasil e Bolívia, concluiu Magda Chambriard.
 
Foro Empresarial Bolivia – Brasil

O Foro Empresarial Bolivia – Brasil foi promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações de Investimentos – Apex Brasil. O evento ocorreu na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra com a presença dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e Bolívia, Luis Alberto Arce Catacora.
 
Petrobras Bolívia - A Petrobras Bolívia é uma subsidiária integral da Petrobras que opera campos de exploração e produção por meio de contratos de serviço com a estatal boliviana YPFB. Como operadora, a Petrobras Bolívia atua em quatro campos: San Alberto e San Antonio, Itaú, Colpa Caranda, além do campo de San Telmo Norte, em fase de exploração. Nos campos em produção, a companhia produziu no ano passado 9 milhões de m3 /dia de gás natural, o que corresponde a 25% da produção total da Bolívia. A companhia tem participação também em três outros ativos não operados.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sergipe Oil & Gas 2024
Fábio Mitidieri discute com Petrobras novas estratégias ...
23/07/24
Sergipe Oil & Gas 2024
Será inaugurado terça-feira (23/07), o gasoduto que inte...
23/07/24
Sergipe Oil & Gas 2024
Semana do Petróleo, Gás e Energia começa em Sergipe
23/07/24
Apoio Offshore
CBO assina com Equinor para operar PSV Delta Cardinal
22/07/24
Oportunidade
Subsea7 oferece diversas vagas de emprego onshore e offs...
22/07/24
Oportunidade
ICONIC desenvolve banco de talentos exclusivamente para ...
22/07/24
Fenasucro
Brasil terá 20 novas biorrefinarias de etanol de milho n...
22/07/24
Bacia de Campos
Sonda Valaris DS-17 fará a perfuração do projeto Raia no...
22/07/24
Combustíveis
No fechamento do semestre, os combustíveis mais caros fo...
22/07/24
Estudo
Coral invasor é resistente a compostos biocidas usados e...
22/07/24
Etanol
Anidro cai 0,98% após 5 semanas em alta; hidratado fecha...
22/07/24
Petroquímica
Petrobras e Braskem concluem testes de produto químico c...
19/07/24
Terminais
Vast e Vibra fecham acordo de 20 anos para movimentação ...
19/07/24
Gasodutos
SCGÁS: Primeiro semestre de 2024 é marcado por avanços n...
19/07/24
Pessoas
Cristiane Schmidt assume presidência da MSGÁS
19/07/24
Energia Elétrica
Com 5,7 GW instalados, expansão da matriz elétrica brasi...
19/07/24
Certificação
FPSO Bacalhau é primeiro no mundo a receber a notação DN...
18/07/24
Certificação
Porto do Açu Operações recebe certificação internacional...
18/07/24
Premiação
ComBio é premiada com Selo Verde de Sustentabilidade
18/07/24
Evento
Repsol Sinopec lança primeiro desafio para buscar soluçã...
18/07/24
Rio Grande do Norte
Exploração e desenvolvimento das Bacias da Margem Equato...
18/07/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.