Investimentos

Na América Latina São Paulo lidera ranking de mais atrativo estado latino-americano do Financial Times

Redação/Assessoria Fapesp
11/09/2018 12:08
Visualizações: 552

O Estado de São Paulo ficou em primeiro lugar no ranking Latin American State of the Future 2018/2019, elaborado pela fDi Intelligence, uma divisão do grupo inglês Financial Times, o que lhe conferiu a posição de estado mais atrativo para investimentos na América Latina.

A Cidade Autônoma de Buenos Aires (um dos estados da República Argentina) e a Cidade do México (entidade federativa conhecida anteriormente como Distrito Federal) ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares.

O ranking foi elaborado com base em indicadores de cinco categorias: Potencial Econômico; Capital Humano e Estilo de Vida; Custo Benefício; Conectividade; e Ambiente de Negócios.

Foram avaliadas 171 localidades na América do Sul e México. Do total das regiões, 32 foram analisadas em um sexto critério, Estratégia FDI – Atração de Investimentos –, e as 10 primeiras colocadas ganharam pontos na classificação geral.

São Paulo foi o estado mais pontuado nas categorias Potencial Econômico e Ambiente de Negócios e encabeçou também a lista dos 10 classificados no quesito Estratégia FDI – Atração de Investimentos.

De acordo com informações do Greenfield, monitor de investimentos da fDi, 592 empresas investiram em 659 projetos no Estado de São Paulo entre 2013 e 2017.

Na análise de resultados do ranking, Cathy Mullan, chefe de pesquisa do fDi Rankings, deu o exemplo dos investimentos da espanhola Atento, empresa de atendimento ao consumidor que contratou 3 mil pessoas para a central de atendimento em Guarulhos, e da norte-americana New Generation Power (NGP) que, em parceria com o Grupo Léros, de São Paulo, investiu mais de US$ 900 milhões em uma usina solar fotovoltaica em Taubaté. “São Paulo sedia um número de empresas de base tecnológica maior do que qualquer outro estado da região”, acrescentou Mullan.

O estudo da fDi Intelligence credita a liderança de São Paulo na categoria Estratégia FDI – Atração de investimentos – à atuação da Investe SP, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade.

“São Paulo é um excelente estado para se promover: tem uma ótima infraestrutura, sedia as universidades mais bem posicionadas nos rankings latino-americanos, dispõe de uma ampla rede de formação em tecnologias com as Etecs e Fatecs e conta com o maior sistema de apoio à inovação conduzido pela FAPESP”, disse Sérgio Costa, diretor de investimentos da Investe SP, ao Pesquisa para Inovação.

“As empresas buscam investir em São Paulo como porta de entrada para os demais mercados brasileiros e porta de saída de exportações para toda a América Latina”, disse.

Entre as 25 regiões ranqueadas pelo fDi Rankings, seis são brasileiras: além de São Paulo, a lista inclui Rio de Janeiro (9ª posição), Paraná (15ª), Santa Catarina (18ª), Minas Gerais (19ª) e Rio Grande do Sul (21ª), conforme a lista a seguir.

Estados do futuro na América Latina (ranking geral da fDi) 

1º São Paulo (Brasil); 2º Cidade Autônoma de Buenos Aires (Argentina); 3º Cidade do México (México); 4º Nuevo León (México); 5º Querétaro (México); 6º Distrito da Capital (Bogotá/Colômbia); 7º Metropolitana de Santiago (Chile); 8º Guanajuato (México); 9º Rio de Janeiro (Brasil); 10º Jalisco (México); 11º Antofogasta (Chile); 12º Província de Buenos Aires (Argentina); 13º Coahuila (México); 14º Baixa Califórnia (México); 15º Paraná (Brasil); 16º Lima (Peru); 17º Atacama (Chile); 18º Santa Catarina (Brasil); 19º Minas Gerais (Brasil); 20º Chihuahua (México); 21º Rio Grande do Sul (Brasil); 22º San Luis Potosi (México); 23º Aguascalientes (México); 24º Flores (Uruguai); 25º México (México)

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19