Internacional

Na África, Petrobras conclui aquisição de participação em blocos exploratórios em São Tomé e Príncipe

Companhia passa a integrar consórcios com as empresas Shell e Galp, além da Agência Nacional do Petróleo do país africano

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
09/02/2024 10:48
Na África, Petrobras conclui aquisição de participação em blocos exploratórios em São Tomé e Príncipe Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 351

A Petrobras concluiu nesta quinta-feira (8/2) a aquisição de participações nos três blocos exploratórios (10, 11 e 13), em São Tomé e Príncipe, na África, e celebrou aditivos aos contratos de partilha de produção e Joint Operating Agreements correspondentes, passando a fazer parte dos consórcios dos referidos blocos.

Desta forma a Petrobras adquiriu 45% de participação nos blocos 10 e 13 e 25% de participação no bloco 11, passando os consórcios a terem a seguinte composição:

- Bloco 10: Shell, operadora (40%), Petrobras (45%) e ANP-STP (15%)
- Bloco 11: Shell, operadora (40%), Petrobras (25%), Galp (20%) e ANP-STP (15%)
- Bloco 13: Shell, operadora (40%), Petrobras (45%) e ANP-STP (15%)

A operação marca a retomada da atuação exploratória no continente africano, com o propósito de diversificação de portfólio, e está alinhada à estratégia de longo prazo da Companhia, visando à recomposição das reservas de petróleo e gás por meio de exploração de novas fronteiras e atuação em parceria.

“Nossas equipes de Exploração e Produção estão constantemente analisando oportunidades em novas áreas que sejam estratégicas para a recomposição de reservas. No caso de São Tomé e Príncipe, analisamos com uma boa oportunidade, sobretudo por estarmos atuando em conjunto com parceiros importantes da indústria, o que nos permitirá compartilhar expertise e também riscos eventuais”, afirma o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Joelson Mendes (foto).

A aquisição dos blocos em São Tomé e Príncipe observou todos os trâmites internos de governança da companhia, estando em linha com o Plano Estratégico 2024-2028+ (PE 2024-28+).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.