Siderurgia

Mudança no reajuste do minério vai tumultuar setor de aço em todo mundo

Valor Online
30/07/2010 12:45
Visualizações: 29
O mercado mundial de aço entra em zona de turbulência no rastro de "mudanças radicais" no mercado de minério de ferro, com a redução dos prazos dos contratos, agora trimestral, e o preço a vista (spot price), avalia o Deutsche Bank.
 

As mudanças criarão maior incerteza nos planos de produção e crescente volatilidade nos preços para todas as indústrias ao longo da cadeia de valor. Para o banco alemão, o setor siderúrgico não tem outra escolha a não ser passar o custo mais alto das matérias-primas para os consumidores finais.
 

O novo sistema de preços é introduzido numa conjuntura de crescente demanda por minério de ferro, a começar por parte da China, que importou 48% do que foi vendido no mercado internacional em 2009 comparado a 13% há dez anos.
 

A Vale, BHP Billiton e Rio Tinto controlam 70% do comércio internacional de minério de ferro. A parte do leão, como diz o banco, é vendida em acordos bilaterais. Agora, a expectativa é de que o volume de derivativos do produto aumentará significativamente e um índice de preços "confiável" seja estabelecido.
 

Segundo o Deutsche, companhias siderúrgicas temem que os preços do minério sejam dissociados da demanda no setor industrial e dos "negócios reais" por causa de pressões especulativas. E vê indicações de que estoques estariam sido criados, com o fornecimento sendo assim retirado do mercado.
 

Para o banco, o desenvolvimento do mercado de aço não está claro. A China aumentou sua produção durante a crise econômica e sua fatia é de 47% do total global. Já os EUA e a Europa cortaram produção substancialmente, de 40% e 37% respectivamente.
 

A produção da China e Índia continua em alta e na Europa já começou a se recuperar, mas analistas admitem dificuldades para interpretar a demanda real corretamente. Em todo caso, o banco prevê que a industria siderúrgica da Alemanha terá crescimento de 35% este ano, refletindo uma melhora na economia global.
 

Depois da enorme alta de preços de minério de ferro e aço nos primeiros meses do ano, as cotações de produtos acabados e semi-acabados começaram a declinar. Mesmo assim, os produtos siderúrgicos na Europa tentarão aumentar os preços de novo no terceiro trimestre.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19