Jornal do Commércio/RJ
A MPX Energia, empresa do grupo EBX, do empresário Eike Batista, informou ontem que foi enquadrada nas regras do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para financiamento de longo prazo de R$ 200 milhões, destinado ao projeto da Usina Termelétrica Porto de Itaqui, no Maranhão. O empréstimo deverá ter prazo de 17 anos, com taxa de juros fixa de 8,5% ao ano.
O projeto somará investimentos de R$ 1,4 bilhão e tem entrada em operação prevista para 2012. "O enquadramento pelo BNB complementa o projeto com linha de financiamento de custo muito competitivo", informou a empresa em fato relevante.
Na nota, a empresa comunicou que foi enquadrada também nas regras do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). De acordo com a MPX Energia, os bancos de fomento aguardam a conclusão de due diligence para decidir sobre a liberação de recursos para o projeto.
A expectativa da empresa é que a aprovação do pacote integral de financiamento ocorrera nos próximos meses. Ela não informou o valor ao qual se candidatou.
A térmica utilizará carvão mineral como combustível e terá capacidade instalada de 360 megawatts (MW). O projeto contratou 315 MW médios no leilão de energia nova A-5 realizado em outubro de 2007 pela a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Fale Conosco
22