Empresas

Motores a biogás da GE fornecerão energia para a maior usina de produção de etanol da China

Em apoio aos esforços da China de aumentar o uso de biogás para a produção de energia renovável e em veículos automotores, A GE está fornecendo sua tecnologia Jenbacher de motores a biogás, aprovada pela Ecomagination, para atender à demanda de energia da maior usina de produção de etan

Redação
14/04/2011 18:22
Visualizações: 153
Em apoio  aos esforços da China de aumentar o uso de biogás para a produção de energia renovável e em veículos automotores, A GE está fornecendo  sua tecnologia Jenbacher de motores a biogás, aprovada pela Ecomagination, para atender à demanda de energia da maior usina de produção de etanol da China, em construção na cidade de Nan Yang, na província de Henan. A nova usina de etanol de propriedade do grupo Henan Tianguan, produzirá 500.000 metros cúbicos de biogás por dia, com base em material orgânico proveniente da mandioca.


Uma usina in loco, de geração de energia de 36 MW, utilizando os motores Jenbacher da GE, está sendo construída em múltiplas fases para apoiar as operações da usina de etanol. As duas novas instalações estão sendo construídas ao lado da usina já existente de produção de etanol, que utiliza um sistema de digestão de biomassa para converter mandioca — em lugar de grãos[2]— em etanol na China.


Para a primeira fase de 11 megawatts (MW) da nova usina de geração de energia, a GE fornecerá quatro  motores movidos a biogás J620. Esses motores deverão utilizar o biogás  metano proveniente dos dejetos vindos das instalações de produção de etanol para gerar energia elétrica renovável, que o grupo Henan Tianguan planeja vender para a rede elétrica regional. Os motores movidos a biogás da GE também utilizarão o gás metano produzido pela digestão anaeróbica de biomassa de mandioca para produzir energia elétrica renovável para o local.


Com uma impressionante taxa de eficiência total de 82,8% (eficiência elétrica, 42,8%; eficiência térmica, 40%), a nova usina de geração de energia movida a biogás  ajudará o grupo Henan Tianguan a fazer economias importantes de energia e operacionais.  Com o uso do biogás  no lugar dos combustíveis fosseis tradicionais para gerar eletricidade para as instalações de produção de etanol, quando a usina de geração de energia a biogás de 36 MW estiver totalmente em funcionamento, deverá reduzir o equivalente a 1,1 milhão de metros cúbicos de emissão de carbono ao ano.


“A instalação de motores a biogás Jenbacher da GE na nossa unidade de produção de etanol deverá proporcionar claros benefícios ambientais e nos ajudar a atingir ganhos significativos de eficiência energética para podermos gerar mais lucro, tornando-nos mais competitivos em toda a região” afirmou  Zhang, Xiaoyang, presidente do grupo Henan Tianguan. Além da venda de energia à rede elétrica, o grupo Henan Tianguan também receberá aporte financeiro através da venda de créditos de carbono, já que o projeto foi registrado no Clean Development Mechanism, um programa internacional de comércio de carbono.


“Este projeto da  Henan Tianguan representa um marco da primeira aplicação de motores a gás no crescente setor de produção de etanol na China,” disse Prady Iyyanki, CEO da unidade de motores a gás da GE Power & Water. “Embora os motores Jenbacher da GE já tivessem sido usados em inúmeros outros projetos envolvendo metano de aterros sanitários, dejetos animais e de minas de carvão na China e na Ásia, nossa tecnologia de combustível flexível se aplica de maneira ideal para ajudar a China e outros países em todo o mundo a expandir rapidamente o uso do biogás como resposta às suas preocupações sobre segurança energética e ambiental.”


Por exemplo, Iyyanki  observou que a tecnologia de motor a biogás da GE tem condições a crescer em países como o Brasil, onde o etanol já tem um papel importante nas opções de combustível do país. Os motores Jenbacher da GE e seus equipamentos estavam programados para entrega a partir de abril de 2011 no local do projeto. Após a instalação e início de funcionamento do motor, a operação da usina de geração de  energia a biogás está prevista para julho de 2011.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13