Nota de Pesar

Morre, no Rio de Janeiro, o geofísico Muhammad Amin Baccar

Muhammad Amin Baccar faleceu na madrugada de hoje (6), no Rio de Janeiro. Ele estava internado no Hospital Copa D'Or há mais de um mês. Baccar era doutor em geofísica, e foi chefe do Departamento de Geofísica da Petrobras.

Redação
06/09/2011 19:59
Visualizações: 169
Faleceu na madrugada de hoje (6) o geofísico Muhammad Amin Baccar. Ele estava internado no Hospital Copa D'Or há mais de um mês se submetendo ao tratamento de uma endocardite quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral com consequências irreversíveis.

O Velório acontecerá no Cemitério São João Batista - Capela 2 - das 18 às 22 horas de hoje e amanhã (7) das 9 às 14 horas, quando será realizado um culto para sua despedida. A cerimônia de cremação está prevista para o dia 8 de setembro, no Cemitério do Cajú.
 
 
Carreira
 
Graduado em Engenharia Química em Porto Alegre, na Faculdade de Engenharia do Rio Grande do Sul, em 1953, Baccar ingressou na Petrobras em 1957, quando se especializou em Geologia de Petróleo. Iniciou sua carreira como geólogo de superfície na Bahia, logo passando para a área de Geofísica, onde trabalhou com sísmica de refração e sísmica de reflexão.
 
No Rio de Janeiro, foi coordenador e supervisor-geral de interpretação sísmica do Departamento de Exploração, quando propôs uma nova interpretação para a Plataforma Continental. Foi cedido à Braspetro, por ocasião de sua criação. Esteve no Iraque entre 1972 e 1979, onde exerceu a chefia da área de Geofísica, a gerência-geral e ainda a coordenadoria do Projeto Majnoon. Em seu retorno a Petrobras, trabalhou como chefe de operações da Geofísica. Aposentou-se na Petrobras em 1991 e passou a trabalhar como consultor.
 
 
Homenagem

Em sua longa carreira na Petrobras e depois como consultor sênior, Baccar construiu uma rede enorme de amigos, alunos e admiradores. Quem quiser participar desta singela homenagem pode enviar textos e fotos para o e-mail redacao@geofisicabrasil.com.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20