Automação

Modernização da indústria é o foco do ISA Show 2004

Durante a feira de automação ISA Show 2004, o presidente da Instrumentation, System e Automation Society (ISA), o engenheiro Nelson Ninin, antecipou dados de estudos da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), segundo os quais, o faturamento do setor no Brasil será

Redação
25/11/2004 02:00
Visualizações: 14

Durante a feira de automação ISA Show 2004, o presidente da Instrumentation, System e Automation Society (ISA), o engenheiro Nelson Ninin, antecipou dados de estudos da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), segundo os quais, o faturamento do setor no Brasil será da ordem de R$ 2 bilhões em 2004, com um crescimento de 18%. A expectativa de 2005 é manter o mesmo nível de crescimento, alcançando um faturamento de R$ 2,4 bilhões.
Ninin informou ainda que "o Brasil tem uma enorme capacidade de desenvolver soluções para modernização da indústria, porém seriam necessários investimentos anuais 25% superiores para que o parque industrial nacional se atualizasse em curto prazo." O executivo comentou ainda que "o mercado brasileiro de automação industrial ainda está baseado, primeiro na reposição da instrumentação existente, segundo na modernização da base instalada e, por último, em novas plantas industriais."
Presente ao evento - que ocorre entre os dias 23 e 25 de novembro, em São Paulo -,  , presidente mundial da ISA, Donald Zee, afirmou "a ISA dedica especial esforço no sentido de promover cursos e treinamentos para que os profissionais possam acompanhar a sofisticação, cada vez maior, das plantas industriais". Neste sentido, estão sendo criados programas de certificação em vários níveis, entre eles o Programa de Certificação de Engenheiros de Controle e Automação, que o Distrito 4 da ISA está implementando, através da sua Seção do Espírito Santos, na Universidade Federal do Espírito Santo.
A expectativa dos organizadores do ISA Show South America 2004 é de superar a previsão de 18 mil visitantes feita anteriormente. No ano passado, a feira receber um público de 15 mil pessoas, mas em 2004, até o meio da tarde do segundo dia já havia 6 mil registro de visita no Pavilhão Branco do Expo Center Norte de São Paulo. Cerca de 600 pessoas, entre profissionais e acadêmicos, participam do Congresso que acontece paralelamente, além de 300 inscritos nos mini-cursos. Uma programação especial reuniu, nesta quarta-feira (24/11), aproximadamente 500 estudantes de universidades e cursos técnicos de todo o Brasil.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19