ONS

Modelo de licitação da Transpetro favorece associação com estaleiros estrangeiros

STAVANGER - O estaleiro que estiver com o patrimônio negativo não participará da licitação para as 22 embarcações da Transpetro, cujo edital de pré-qualificação será publicado provavelmente na próxima semana. O coordenador de desempenho para a área de dutos e terminais da empresa, Marco


25/08/2004 03:00
Visualizações: 22

STAVANGER - O estaleiro que estiver com o patrimônio negativo não participará da licitação para as 22 embarcações da Transpetro, cujo edital de pré-qualificação será publicado provavelmente na próxima semana. O coordenador de desempenho para a área de dutos e terminais da empresa,
Marco Antônio Petkovic, justificou que a exigência visa a assegurar a viabilidade da concorrência, que demandará investimentos de até US$ 1 bilhão.
De acordo com as regras previstas para o edital, o conteúdo nacional terá peso menor para definir o vencedor da licitação, que já é alvo de críticas mesmo antes de ir para a rua. "O que nos interessa é que os estaleiros candidatos ao projeto se instalem no Brasil. A medida que isso ocorrer, naturalmente o consórcio responsável pelo projeto procurará se adaptar às regras de conteúdo nacional do país", afirmou Petkovic, que participou nesta
quarta-feira (25/08) de um workshop de empresas brasileiras e norueguesas, na cidade de Stavanger, promovido pela Intsok, uma espécie de Onip da Noruega.
Com as novas regras, explicou o executivo, a intenção da subsidiária de transportes da Petrobras é não só limitar a disputa a grupos que tenham robustez financeira, como também
concentrar as encomendas em um máximo de três consórcios.
Prevista para ocorrer em duas etapas, a licitação envolverá uma fase de pré-qualificação, que levará provavelmente três meses, e outra, com a concorrência propriamente dita. Nessa fase, as 22 embarcações serão distribuídas por lotes que terão que ser assumidos pelos grupos vencedores. Na prática, a intenção da Transpetro é incentivar a associacão de estaleiros nacionais com estrangeiros, o que, em tese, eliminaria o impasse das garantias exigidas pela Petrobras.
Esse grupos, justificou Petkovic, poderão se associar sob a forma de consórcio, Sociedade de Propósito Específico (SPE) ou qualquer outro formato jurídico. Dessa forma, o grupo estrangeiro seria o responsável por aportar os recursos necessários como garantia.
A pontuação, segundo Petkovik, obedecerá a um percentual de 50% para a  proposta técnica e de outros 50% para a financeira. Essa última, por sua vez, será dividida em 60% para o patrimônio do consórcio e o restante para o conteúdo nacional do projeto.
A expectativa da empresa é que as embarcações saiam para a água no segundo semestre de 2006, prazo que leva em consideração não só um período necessário para instalação do grupo estrangeiro no Brasil, mas também o de construção dos navios.
Serão licitados 22 navios dos tipos Suezmax e Aframax, mas, em um segundo momento, a expectativa é que seja promovida nova concorrência para 22 novos navios. Com o tempo, confirmou Petkovic, o objetivo da Transpetro é nacionalizar toda a frota da subsidiária da Petrobras, hoje composta de 52 embarcações próprias e 100 alugadas.
Nesta mesma quarta-feira, o secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Rio de Janeiro, Wagner Victer, criticou o modelo criado pela Transpetro. Para ele, esse modelo cria a figura do estaleiro virtual, que apresentaria propostas para concorrer sem dispor de ativos no Brasil.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19