Gás Natural

MME e Agência Internacional de Energia promove workshop sobre o desenho do mercado de gás natural no Brasil

Redação/Assessoria MME
27/08/2018 12:56
MME e Agência Internacional de Energia promove workshop sobre o desenho do mercado de gás natural no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 641

Na última quinta-feira (23), a Agência Internacional de Energia (AIE), em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), promoveu um workshop sobre o desenho do mercado de gás natural no Brasil. Este evento faz parte de um processo de diálogo e de peer-review entre o Brasil e especialistas dos países membros e da própria equipe da AIE sobre as propostas da iniciativa Gás para Crescer. Na sequência do processo, a AIE publicará um relatório especial sobre esse tema, incluindo as recomendações finais.

Durante o workshop, que aconteceu no auditório do MME, os especialistas da AIE apresentaram suas avaliações e recomendações preliminares para o Brasil, baseadas na experiência com a reforma do mercado de gás natural europeu. A abertura foi realizada pelo secretário-executivo do MME, Márcio Félix, pelo secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, João Vicente Carvalho, e pelo chefe de Divisão para Europa, Oriente Médio, África e América Latina da AIE, Duarte Figueira.

Para o secretário Márcio Félix, o evento foi de grande importância para o país. “O Brasil se associou à AIE no ano passado e, de lá para cá, temos uma interação muito boa nessa linha do gás e a programação está sendo seguida. Esse dia é muito importante para discutir e entender o ponto de vista internacional, pois a AIE é uma referência mundial em conhecimento nas questões de energia e de gás natural. Estou muito feliz em receber todos vocês aqui, é um passo muito importante”, afirmou.

O workshop foi dividido em três sessões, além da abertura e do encerramento: principais elementos para a abertura do mercado de gás natural, aplicabilidade de modelos de desverticalização no contexto específico do Brasil e códigos de rede. As sessões contaram com apresentações dos representantes da AIE e as mesas foram compostas, também, por representantes do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) e da Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasodutos (ATGás).

Em outubro do ano passado, o Brasil se associou à AIE como País não membro. A associação de País não membro é uma forma de a Agência reconhecer países com papel relevante no panorama energético mundial e que não são integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Com a associação, o Brasil é o sétimo país a entrar na lista formada por Cingapura, China, Índia, Indonésia, Marrocos e Tailândia.

A Agência Internacional de Energia (AIE)

A Agência Internacional de Energia (AIE), fundada em 1974, representa um importante organismo internacional no setor de energia, contando com 30 países membros e 7 países associados. Além de constituir plataforma para diálogo entre pares e fonte de troca de dados de última geração, a organização tem como missão buscar garantir suprimento confiável de energia, a preços acessíveis e de modo sustentável, enfocando em áreas de segurança energética, desenvolvimento econômico, consciência ambiental e engajamento de número crescente de países. O produto mais conhecido da Agência é o World Energy Outlook, publicação anual que é referência mundial do setor. O Brasil já foi objeto de seção especial de 113 páginas na edição de 2013.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20