Gás Natural

MME e Agência Internacional de Energia promove workshop sobre o desenho do mercado de gás natural no Brasil

Redação/Assessoria MME
27/08/2018 09:56
MME e Agência Internacional de Energia promove workshop sobre o desenho do mercado de gás natural no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 1944

Na última quinta-feira (23), a Agência Internacional de Energia (AIE), em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), promoveu um workshop sobre o desenho do mercado de gás natural no Brasil. Este evento faz parte de um processo de diálogo e de peer-review entre o Brasil e especialistas dos países membros e da própria equipe da AIE sobre as propostas da iniciativa Gás para Crescer. Na sequência do processo, a AIE publicará um relatório especial sobre esse tema, incluindo as recomendações finais.

Durante o workshop, que aconteceu no auditório do MME, os especialistas da AIE apresentaram suas avaliações e recomendações preliminares para o Brasil, baseadas na experiência com a reforma do mercado de gás natural europeu. A abertura foi realizada pelo secretário-executivo do MME, Márcio Félix, pelo secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, João Vicente Carvalho, e pelo chefe de Divisão para Europa, Oriente Médio, África e América Latina da AIE, Duarte Figueira.

Para o secretário Márcio Félix, o evento foi de grande importância para o país. “O Brasil se associou à AIE no ano passado e, de lá para cá, temos uma interação muito boa nessa linha do gás e a programação está sendo seguida. Esse dia é muito importante para discutir e entender o ponto de vista internacional, pois a AIE é uma referência mundial em conhecimento nas questões de energia e de gás natural. Estou muito feliz em receber todos vocês aqui, é um passo muito importante”, afirmou.

O workshop foi dividido em três sessões, além da abertura e do encerramento: principais elementos para a abertura do mercado de gás natural, aplicabilidade de modelos de desverticalização no contexto específico do Brasil e códigos de rede. As sessões contaram com apresentações dos representantes da AIE e as mesas foram compostas, também, por representantes do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) e da Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasodutos (ATGás).

Em outubro do ano passado, o Brasil se associou à AIE como País não membro. A associação de País não membro é uma forma de a Agência reconhecer países com papel relevante no panorama energético mundial e que não são integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Com a associação, o Brasil é o sétimo país a entrar na lista formada por Cingapura, China, Índia, Indonésia, Marrocos e Tailândia.

A Agência Internacional de Energia (AIE)

A Agência Internacional de Energia (AIE), fundada em 1974, representa um importante organismo internacional no setor de energia, contando com 30 países membros e 7 países associados. Além de constituir plataforma para diálogo entre pares e fonte de troca de dados de última geração, a organização tem como missão buscar garantir suprimento confiável de energia, a preços acessíveis e de modo sustentável, enfocando em áreas de segurança energética, desenvolvimento econômico, consciência ambiental e engajamento de número crescente de países. O produto mais conhecido da Agência é o World Energy Outlook, publicação anual que é referência mundial do setor. O Brasil já foi objeto de seção especial de 113 páginas na edição de 2013.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.