Justiça

Ministros do STF vão decidir em plenário sobre obediência da Petrobras à Lei de Licitações

Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram ontem (12) remeter ao plenário uma ação na qual se discute se a Petrobras, enquanto sociedade de economia mista, deve se submeter à Lei de Licitações (Lei 8.666/93).

Agência Brasil
13/05/2009 12:23
Visualizações: 287 (0) (0) (0) (0)

Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram ontem (12) remeter ao plenário uma ação na qual se discute se a Petrobras, enquanto sociedade de economia mista, deve se submeter à Lei de Licitações (Lei 8.666/93).

 

A questão voltou à turma após um pedido de vista do ministro Marco Aurélio Mello, em setembro de 2008. O ministro ressaltou hoje a conveniência de a matéria, por sua complexidade, ser deslocada para análise do plenário. Os integrantes da turma concordaram com a proposta, inclusive o relator, ministro Menezes Direito.

 

“Eu não me oponho de maneira nenhuma a julgar no plenário. O tema de fundo é relevantíssimo, diz respeito à participação da Petrobras no mercado internacional”, disse Menezes Direito.


 

Até o momento, os ministros da Quarta Turma se dividiam em relação ao mérito da ação. Os ministros Menezes Direito e Ricardo Lewandowski votaram pela adoção de um procedimento simplificado de contratações pela estatal, enquanto a ministra Cármen Lúcia e o ministro Carlos Ayres Britto entenderam que estatal deve se sujeitar à Lei de Licitações e Contratos.

 

O caso concreto trata-se de um recurso da Petrosul contra decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) que reconheceu como legal o ato da Petrobras de cancelar o contrato com a empresa recorrente e transferir para outra o serviço de fretamento de navios para transporte de suas cargas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
OTC HOUSTON 2025
Petrobras participa da OTC 2025, em Houston (EUA)
02/05/25
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Combustíveis
Etanol e gasolina estão quedas nos preços em abril, apon...
01/05/25
Startups
Concluída a avaliação das startups inscritas na primeira...
01/05/25
OTC HOUSTON 2025
Profissionais do Grupo MODEC serão homenageados na OTC 2025
30/04/25
Pessoas
Paulo Cesar Montagner toma posse como 14º reitor da Unicamp
30/04/25
Etanol
Cana-de-açúcar tem produção estimada em 663,4 milhões de...
30/04/25
Captura de CO2
Impact Hub e Tencent lançam programa que disponibiliza a...
30/04/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC HOUSTON 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22