Proposta

Ministro iraquiano anuncia convite feito a Petrobras para construção de refinaria no Iraque

O Ministro do Planejamento do Iraque, Ali Ghalib Baban, informou nesta quarta-feira (8), em seminário na Onip, que convidou a Petrobras para construir uma refinaria em seu país. Segundo ele, a companhia ainda está analisando a proposta. Apesar do modelo de parceria ainda não ter sido definido, o

Redação/Assessoria
09/04/2009 09:51
Visualizações: 243

O Ministro do Planejamento do Iraque, Ali Ghalib Baban, informou nesta quarta-feira (8), em seminário na Onip, que convidou a Petrobras para construir uma refinaria em seu país. Segundo ele, a companhia ainda está analisando a proposta. Apesar do modelo de parceria ainda não ter sido definido, o ministro adiantou que o petróleo será fornecido a preço subsidiado.

 

Segundo Baban, que participou do seminário “Oportunidades no Mercado Iraquiano - Programa de Refino” promovido pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), a refinaria teria capacidade mínima de refino de mais de 200 mil barris/dia. Atualmente, o Iraque possui a segunda maior reserva de petróleo do mundo, além do menor custo de produção, que varia de 3 a 5 dólares. A produção do país hoje é de 2,4 milhões de barris/dia e as reservas estimadas somam 180 bilhões de barris, a maior parte localizada em terra.

 

O ministro iraquiano afirmou ainda que a indústria do petróleo será uma das mais importantes para reconstruir a economia do país. E comentou sobre a importância da parceria com empresas brasileiras neste processo. Temos muito interesse em contar com a parceria do Brasil. Entre todos os investidores mundiais, o Brasil está em primeiro lugar, afirmou.

 

Durante o evento, o ministro Ali Ghalib Baban assistiu a uma apresentação da Onip e a apresentações setoriais da Associação Brasileira dos Consultores de Engenharia, da Associação Brasileira da Indústria de Tubos e Acessórios de Metal, da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica e da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Biometano
Gás Verde e Knauf fecham parceria para fornecimento de b...
04/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
03/06/26
Meio Ambiente
TIM amplia geração própria de energia renovável e usa in...
03/06/26
Investimento
Projeto de coleta de óleos e gorduras residuais irá rece...
03/06/26
BOGE 2026
WIKA apresenta soluções para medição e controle de proce...
03/06/26
Etanol
Brasil pode mais que dobrar produção de etanol até 2040 ...
03/06/26
GLP
Posicionamento do Sindigás sobre reunião da Diretoria Co...
03/06/26
Combustíveis
Petrobras aprova adesão à nova subvenção econômica e pre...
03/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
Bolsa de Valores
Com mercado volátil, ações de petróleo, combustíveis e g...
02/06/26
BOGE 2026
NETZSCH do Brasil reforça liderança no setor de óleo e g...
01/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25