<P>O Governo Federal anunciou que haverá mudanças no controle do Porto de Santos e garante que em 30 dias vai apresentar soluções para antigos problemas. A proposta foi feita nesta quinta-feira pelo ministro Pedro Brito, na secretaria especial de Portos. </P><P>A reunião ocorreu na sede d...
A Tribuna - SPO Governo Federal anunciou que haverá mudanças no controle do Porto de Santos e garante que em 30 dias vai apresentar soluções para antigos problemas. A proposta foi feita nesta quinta-feira pelo ministro Pedro Brito, na secretaria especial de Portos.
A reunião ocorreu na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Este foi o primeiro encontro com empresários ligados à movimentação de cargas no cais santista, desde que o ministro assumiu em Brasília a secretaria especial dos portos, há 16 dias.
Quase 100 pessoas foram convidadas para o debate desta quinta-feira sobre os problemas do porto santista. O presidente da Fiesp acompanhou a reunião que se estendeu por quase três horas.
Na semana passada, Pedro Brito esteve na Baixada Santista para conversar com os prefeitos da região e com a diretoria da Codesp. Desta vez, em São Paulo, ele ouviu muitas reivindicações dos empresários ligados ao Porto. Alguns itens foram classificados como pedidos de urgência e o ministro prometeu em 30 dias apresentar soluções para estes problemas “Veremos o ISPS Code, a questão de revitalização do porto é outro, e nós vamos ver com os empresários e usuários quais são os outros problemas para que possamos apresentar essas soluções rapidamente”.
Pedro Brito confirmou ainda mudanças na diretoria da Codesp. “O presidente Lula definiu como critério para a gestão portuária brasileira equipes técnicas de executivos profissionais. Este é o critério que nós vamos adotar para todas as companhias Docas e, logicamente, na principal delas que é a de Santos. Haverá mudanças em todas as diretorias”.
O prefeito de Guarujá, Farid Madi, saiu animado da reunião com a possibilidade de receber investimentos de R$ 100 milhões para a retirada de quatro mil famílias nos bairros Conceiçãozinha e Prainha. A idéia é transferir os moradores das favelas que ficam naquela região para um conjunto habitacional e utilizar o terreno para ampliação da margem esquerda do porto. As informações são da TV Tribuna.
Fonte: A Tribuna - SP
Fale Conosco