Rio Oil & Gas 2010

Ministério aponta investimentos em biocombustíveis para os próximos anos

O diretor do Departamento de Biocombustíveis Renováveis do Ministério das Minas e Energia, Ricardo de Gusmão Dornelles, citou os investimentos previstos para os próximos anos para exemplificar o interesse empresarial pelos biocombustíveis no Brasil. Segundo Gusmão Dornelles, a Petrobras inve

Redação
15/09/2010 11:10
Ministério aponta investimentos em biocombustíveis para os próximos anos Visualizações: 413 (0) (0) (0) (0)
O diretor do Departamento de Biocombustíveis Renováveis do Ministério das Minas e Energia, Ricardo de Gusmão Dornelles, citou os investimentos previstos para os próximos anos para exemplificar o interesse empresarial pelos biocombustíveis  no Brasil. Segundo Gusmão Dornelles, a Petrobras investirá nos próximos quatro anos US$ 3,5 bilhões em produção, logística e comercialização de biocombustíveis. Já a britânica BP, acrescentou, vai investir US$ 1 bilhão na produção de etanol.


Gusmão Dornelles deu as informações durante palestra no painel “O Mercado dos Biocombustíveis”, na Rio Oil & Gas 2010. Ele apontou o Brasil e os Estados Unidos como os países que lideram mundialmente a produção dos biocombustíveis.


“Os Estados Unidos e a União Europeia devem consumir dois terços da demanda mundial. O mercado americano teve a visão da necessidade de diversificar as fontes de energia”, disse Gusmão Dornelles, acrescentando que até 2022 os Estados Unidos consumirão 136 bilhões de litros de biocombustível. A União Europeia vai consumir 14,6 bilhões de litros até 2020. “Nem os Estados Unidos nem a União Europeia têm condições agrícolas e econômicas de produzir esta matéria”, observou.


Também participante do painel, o engenheiro químico André Bello de Oliveira, da Petrobras Biocombustível, lembrou a evolução do setor a partir dos anos 70, quando da criação do Pró-Álcool: “Nossa produtividade, hoje, é de 85 toneladas por hectare. Na época, era de 70 toneladas. A colheita era manual. Hoje é mecânica em quase todos os canaviais”.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Resultado
Maio registra recorde nas produções de petróleo e de gás...
01/07/25
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
ANP
Divulgado o resultado final do PRH-ANP 2025
01/07/25
Evento
Maior congresso técnico de bioenergia do mundo reúne 1,6...
01/07/25
Energia Eólica
Nova MP não será suficiente para conter impactos pervers...
30/06/25
Combustíveis
Gasolina cai só 0,78% em junho, mesmo após reajuste de 5...
30/06/25
Evento
Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e re...
30/06/25
Fiscalização
ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 12 un...
30/06/25
Pessoas
Patricia Pradal é a nova presidente da Chevron América d...
30/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.