MME

Mineração e a geologia, Brasil é o novo coordenador do G15 do Mercosul

Redação/Assessoria MME
08/07/2019 16:08
Visualizações: 404

O Brasil é o mais novo coordenador do Subgrupo de Trabalho – G15 do Mercosul, que trata das questões que envolvem a mineração e a geologia na América do Sul. A decisão foi tomada em 3 e 4 de julho, durante a XXI Reunião Ordinária do grupo, em Buenos Aires, na Argentina, país que anteriormente presidia o G15. Participou do encontro, representando o Brasil, o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Vidigal de Oliveira. 

Ao se pronunciar no evento, o secretário ponderou que as discussões entre os países participantes do subgrupo são um trabalho conjunto e que é um desafio e um estímulo se posicionar diante do mundo sobre os assuntos relacionados ao setor mineral. Vidigal falou ainda sobre o fato do Mercosul ter, recentemente, avançado no acordo com a União Europeia. “Nós, que representamos os países integrantes deste subgrupo, temos que focar o trabalho, objetivando atender à essas expectativas e à mudança de atuação do G15 do Mercosul”, destacou o secretário. 

Para Diana Carolina Sánchez, secretária de Política de Mineração da Argentina, as atividades realizadas pelo subgrupo ultrapassam o âmbito do Mercosul pois abrange toda a América do Sul. A secretária também falou sobre importância da reunião com relação ao objetivo de alcançar a regularidade do funcionamento do subgrupo, estabelecendo uma revisão dos tópicos incluídos no Programa de Trabalho 2017-2018 e concordando com uma nova agenda para os anos 2019-2020. 

Na ocasião, ficou definido que as reuniões passam a ser presenciais e não mais por videoconferência, como ocorriam anteriormente. Do grupo permanente compareceram somente os representantes do Brasil e da Argentina. Paraguai e Uruguai, mandaram justificativas pelas suas ausências e o Chile compareceu como convidado.

G15 Mercosul 

O subgrupo discute temas relacionados ao fortalecimento das instituições e marcos normativos dos recursos naturais e sobre as melhores práticas de transparência para o setor. O G15 Mercosul atua com o foco nos benefícios fiscais e na desburocratização, além de contribuir para a elaboração de indicadores sociais e o aprimoramento do cadastro mineiro com linha de acesso livre para o público.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19