Leilão

México pode leiloar campos de petróleo extrapesado

Bloomberg, 06/03/2018
06/03/2018 19:00
Visualizações: 315

A próxima isca do México para atrair investimentos de grandes petroleiras podem ser campos de petróleo extrapesados para competir com a oferta canadense.

O país conta com quatro gigantescos campos offshore de petróleo extrapesado que poderiam ser oportunidades de exploração e produção interessantes, disse Juan Carlos Zepeda, comissário nacional de hidrocarbonetos, em entrevista no evento CERAWeek by IHS Markit, em Houston, EUA.

"Canadá, prepare-se porque estamos voltando", disse Zepeda.

O México busca reverter mais de uma década de declínio na produção de petróleo, pois a produção do país caiu para menos de 2 milhões de barris por dia no ano passado, pela primeira vez desde 1980.

Os campos de petróleo extrapesados estão localizados em águas rasas e precisariam de apenas dois a três anos para iniciar a produção, disse Zepeda. Os quatro campos -- dois de propriedade da Pemex e dois do governo -- estão localizados perto do campo mexicano de águas rasas de Cantarell e contêm o equivalente a 3,2 bilhões de barris de petróleo, disse. A produção de petróleo extrapesado seria misturada ao óleo leve para produzir o Maya, principal óleo do México, disse ele.

"O petróleo extrapesado não era econômico há três ou quatro anos", disse Zepeda. "Com a queda da produção da Venezuela e do México, ele volta a ser interessante."

Este seria o primeiro leilão de petróleo extrapesado do México. Desde que encerrou décadas de monopólio estatal, em 2013, o México realizou oito leilões para atrair investimentos, entregando 91 contratos em campos onshore, em águas rasas e em águas profundas. O país fará seu primeiro leilão de prospecção de xisto em 5 de setembro.

"Queríamos avançar com cuidado com o xisto porque é o primeiro", disse Zepeda. "No caso do xisto, precisamos trabalhar em estreita colaboração com as comunidades locais para garantir que elas compreendam os benefícios."

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19