Brasília - O ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, coordenou ontem, no Palácio do Planalto, reunião de instalação da Mesa de Diálogo criada para aperfeiçoar as condições de trabalho nos canaviais. Estiveram presentes representantes dos trabalhadores, dos em
Agência BrasilBrasília - O ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, coordenou ontem, no Palácio do Planalto, reunião de instalação da Mesa de Diálogo criada para aperfeiçoar as condições de trabalho nos canaviais. Estiveram presentes representantes dos trabalhadores, dos empresários do setor sucroalcooleiro e do governo.
Durante a reunião foram debatidas as bases de um entendimento para aperfeiçoar as condições de trabalho na cultura da cana-de-açúcar. Os participantes concordaram que as melhores práticas empresariais devem ser valorizadas e disseminadas, assim como devem ser identificadas políticas públicas que contribuam para solucionar os problemas do setor.
Além de reiterarem a disposição de um esforço conjunto nessa perspectiva, foi definido que o Fórum Nacional Sucroalcooleiro será incorporado à Mesa de Diálogo. Também foi estabelecido que as reuniões terão periodicidade quinzenal e devem apresentar resultados até novembro deste ano.
A Mesa de Diálogo deverá debater, entre outros temas, saúde e segurança no trabalho, alimentação e moradia, qualificação profissional, migração e contrato de trabalho.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estimulou em 2007 a realização de reuniões com trabalhadores e empresários do setor sucroalcooleiro para buscar formas de construir um acordo que solucione os problemas no cultivo da cana-de-açúcar. O presidente determinou que a Secretaria-Geral conduzisse esse processo por meio de um grupo de trabalho governamental.
Esse grupo realizou uma série de reuniões preparatórias com empresários e com trabalhadores para complementar o diagnóstico feito pelo governo federal e propor melhorias nas condições de trabalho na cana-de-açúcar e que tornaram possível a instalação dessa Mesa de Diálogo.
Ontem estiveram presentes representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp) e da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), além de representantes da Casa Civil e dos Ministérios do Trabalho e Emprego, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e do Desenvolvimento Agrário, que compõem o grupo de trabalho governamental, coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência.
Fale Conosco
22