Golfo do México 3

Mecanismo de segurança de plataforma da BP sofreu danos antes de vazamento

Zero Hora / EFE
21/06/2010 11:44
Visualizações: 75

Companhia responsável pela manutenção teria confiado em um segundo mecanismo, de mesma função, em vez de reparar a avaria.

 

Um mecanismo de segurança da plataforma Deepwater Horizon da companhia petrolífera British Petroleum (BP) sofreu avarias semanas antes do acidente no Golfo do México, declarou à BBC um funcionário da empresa.

 

Segundo Toryne Benton, a avaria não foi reparada, mas a companhia proprietária da plataforma - a Transocean, responsável pela manutenção - decidiu confiar tudo a um segundo mecanismo do mesmo tipo. A Transocean declarou então que tinha provado com sucesso o primeiro mecanismo antes de acontecer o vazamento de petróleo.

 

No dia 20 de abril, quando a plataforma explodiu, o mecanismo, cuja função era justamente impedir uma explosão desse tipo, falhou. O Blowout Preventer, um sistema de controle para evitar explosões, é dotado de grandes tesouras que devem cortar e selar o encanamento central do poço.

- Detectamos um falha (no sistema de controle) e informamos à empresa. Têm uma sala de controle de onde podem desligar esse mecanismo e ativar o de substituição para não parar a produção - explicou o trabalhador.

Segundo o professor Tad Patzek, especialista em petróleo da Universidade do Texas, "isso é inaceitável. Se o mecanismo para evitar explosões não funciona como é devido, é preciso regulá-lo". O trabalhador assegurou que tinha avisado imediatamente sobre a falha por e-mail tanto à BP como à Transocean.

Reparar o mecanismo de controle teria significado suspender provisoriamente as operações de perfuração em um momento no qual a BP gastava meio milhão de dólares por dia para operar o poço.

 

 

Fonte: Zero Hora/EFE

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19