Segurança

Marinha fecha porto em Manaus

<p>O porto privatizado de Manaus, localizado no centro da cidade, foi fechado ontem (3) pela Marinha por n&atilde;o oferecer as condi&ccedil;&otilde;es de seguran&ccedil;a necess&aacute;rias para os navios de m&eacute;dio e grande porte que precisam atracar para o embarque e desembarque de turistas

Agência Brasil
04/12/2009 08:07
Visualizações: 1622

O porto privatizado de Manaus, localizado no centro da cidade, foi fechado ontem (3) pela Marinha por não oferecer as condições de segurança necessárias para os navios de médio e grande porte que precisam atracar para o embarque e desembarque de turistas, sobretudo estrangeiros, e de cargas destinadas a indústrias e ao comércio.

A Marinha revelou que o porto apresenta “graves problemas estruturais que oferecem risco à segurança da navegação e à salvaguarda das pessoas e que está sendo consumido pela ferrugem e falta de manutenção”. Segundo os laudos técnicos elaborados, os problemas identificados incluem o comprometimento das estruturas de sustentação do cais, furos nas boias e precariedade das amarras do sistema de ancoragem.

Conforme o comando do 9º Distrito Naval, o cronograma de obras de manutenção do porto não está sendo cumprido desde 2007, apesar da notificação oficial dos fatos para a Empresa de Revitalização do Porto de Manaus, responsável pela instalação portuária.

O último navio a atracar no porto foi um de grande porte, que fazia um cruzeiro na região, em outubro, por meio de liminar conseguida pela empresa que administra o porto privatizado. A temporada de turismo desses navios começou em outubro e vai até abril – período de maior movimentação. A direção do Porto Privatizado de Manaus acusa a Marinha de "perseguição comercial".

O porto privatizado de Manaus foi construído no século 19 por uma empresa inglesa, mas, em 1967, passou a ser administrado pelo Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis. É composto pelo Cais do Rodway e Cais das Torres e Ampliação.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.