Assessoria Firjan
Na primeira reunião Conselho de Economia do Sistema FIRJAN este ano, realizada ontem (17/02), os conselheiros avaliaram a formulação do novo Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro (2016-2025) – documento colaborativo que está sendo criado pelos empresários fluminenses com propostas para melhoria do ambiente de negócios. O Mapa servirá como bússola para a retomada do desenvolvimento sustentável do estado do Rio e do país, além de nortear a atuação da Federação nos próximos 10 anos.
No encontro, foram discutidas propostas sobre questões estruturais, como a gestão pública nas três esferas de governo, avaliando-se temas que incluem a composição e qualidade dos gastos públicos, privatizações, reforma previdenciária e mercado de trabalho.
Presidente do Conselho de Economia, o empresário José de Freitas Mascarenhas ressaltou a grave conjuntura econômica e política que o país atravessa, afetando principalmente o desempenho industrial. Segundo Mascarenhas, o Mapa será uma importante contribuição para o setor público, envolvendo não só os Executivos, mas também o Congresso Nacional, já que algumas sugestões exigirão reforma da legislação.
Para o conselheiro Gastão Reis, a construção do Mapa ganha um aspecto político forte ao discutir a importância de se envolver as três esferas de governo, e também os trabalhadores. “Isso mostra que a reindustrialização interessa a todo o país, garantindo o emprego e o desenvolvimento. Não estamos tratando apenas de defender um setor”, afirmou.
Fale Conosco
21