Produtos e Serviços

Mais eficiência para a montagem e construção de dutos

Vallourec oferece solução que permite mapear a compatibilidade dos tubos evitando erros e atrasos na montagem de oleodutos, economizando tempo e dinheiro durante a construção do duto

Redação TN Petróleo/Assessoria
23/12/2021 12:11
Mais eficiência para a montagem e construção de dutos Imagem: Divulgação Visualizações: 2088

Atender ao valor Hi-Lo especificado durante a soldagem de tubos pode ser um desafio. O Hi-Lo, que é o desalinhamento de tubo aceitável, rege a construção do duto. Portanto, a variabilidade da geometria do tubo requer um processo de tentativa e erro durante a montagem que retarda as operações e impacta o planejamento do projeto.

Para otimizar esse processo, a solução inovadora Smartengo Best Fit calcula o Hi-Lo alcançável logo após a fabricação do tubo e permite que os soldadores atinjam com eficiência o valor definido. Para todas as combinações possíveis de ponta de tubo do lote, o algoritmo da solução calculará os valores Hi-Lo. Sua capacidade de realizar todos esses cálculos torna essa solução 100% determinística - ao contrário das soluções probabilísticas existentes. Essa análise permite prever as próximas operações e adaptar os procedimentos de soldagem.

Ao identificar com precisão os tubos que se encaixam entre si, o Smartengo Best Fit evita atrasos no processo de soldagem, ou seja, a solução entrega uma economia de até 4 horas no processo de fabricação para cada 100 soldas. Antes, era necessário testar cada um dos encaixes, demandando mais tempo no processo e abrindo margem para erros.

A análise dos dados é feita de forma automatizada, por meio de uma abordagem determinística precisa.  Isso permite que os usuários projetem o fluxo de produção de acordo com o Hi-Lo especificado ou reduzam o Hi-Lo, resultando, entre outros benefícios operacionais, maior economia de tempo e eficácia no processo de sondagem.

A eficiência operacional é alcançada simplesmente com um aplicativo intuitivo e fácil de usar, o Best-Fit-Finder, que fornece instruções de alinhamento de tubos para as equipes de soldagem, onde o sequenciamento exigido pelos métodos existentes não é necessário.

O próprio aplicativo indica instantaneamente quando há compatibilidade ou incompatibilidade, se a compatibilidade pode ser alcançada com a rotação do tubo ou se o tubo precisa ser retirado temporariamente da operação e então reintroduzido em um momento posterior e permite que as áreas de compatibilidade sejam indicadas em cada um dos produtos, sendo operado de forma autônoma por suas equipes.

Agora, com o Smartengo Best Fit é possível antecipar operações eliminando não conformidades, obter visibilidade total sobre o Hi-Lo alcançável, remover desvantagens operacionais das soluções existentes e capacitar equipes de soldagem. Tudo isso resultando em operações mais seguras e eficientes.

Para saber mais, acesse: Clique aqui!

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19