Coronavírus

Mais de 15 mil testes para Covid-19 em colaboradores, divulga Petrobras

Redação TN Petróleo/Agência Petrobras
22/05/2020 18:00
Visualizações: 980

A Petrobras superou a marca de 15 mil testes para Covid-19 realizados entre seus colaboradores. Os testes formam uma importante barreira ao contágio, junto com outras medidas como o uso de máscaras, reforço na higienização, alterações nas rotinas operacionais para possibilitar o distanciamento entre as pessoas e, principalmente, a redução da atuação presencial – mais de 90% dos colaboradores de atividades administrativas atuam em homeoffice e nas áreas operacionais apenas metade do efetivo está atuando presencialmente para manter as atividades essenciais à sociedade.

Por se tratar de uma barreira de prevenção ao contágio, os testes são aplicados tanto no quadro próprio da Petrobras como nos colaboradores de empresas prestadoras de serviços, sobretudo quando estão em atuação presencial na companhia. Mais de 6 mil testes foram destinados a empregados da Petrobras e mais de 9 mil testes para profissionais de empresas prestadoras de serviços, principalmente na triagem de pessoas assintomáticas antes do início de turnos operacionais, seja em unidades marítimas ou em terra.

Institucional

Do total, cerca de 11 mil foram testes do tipo rápido, que detectam anticorpos e vêm sendo usados para triagem dos profissionais antes de início de atividades em áreas operacionais, como plataformas e refinarias. Mais de 200 profissionais sem quaisquer sintomas foram identificados na triagem com resultado positivo para anticorpos imaturos (que indicam que o vírus pode estar ativo no organismo), o que demonstra a eficácia dos testes como barreira contra o contágio, já que de outra forma essas pessoas sequer seriam contabilizadas, nem seriam isoladas e monitoradas por equipes de saúde. Outros 4,2 mil são testes do tipo RT-PCR, usados em colaboradores sintomáticos, contactantes e em outras situações específicas para confirmar ou descartar diagnósticos.

Desde o início da pandemia, a Petrobras iniciou os esforços para aquisição de kits de testes e contratação de serviços especializados. Mesmo com gargalos no fornecimento de insumos e serviços para testagem, a companhia foi uma das primeiras empresas a adquirir testes para Covid-19. Foram contratados serviços de 15 laboratórios e disponibilizados testes via drive thru e 29 pontos de coleta para colaboradores em todo o Brasil. A companhia tem adquirido mais kits de testes rápidos para, de acordo com a capacidade de atendimento do mercado, ampliar a abrangência e periodicidade de aplicação dos testes nas unidades operacionais, sempre considerando critérios técnicos e a avaliação do quadro de saúde da região.

A companhia entende que o diagnóstico preciso da situação em suas unidades é fundamental para avaliar suas estratégias de prevenção. Para se ter uma ideia, a proporção de testes na Petrobras é de 100 testes por grupo de mil pessoas, taxa superior a países como Espanha e Estados Unidos (dados do Worldometers.info em 21/05). A companhia monitora em tempo real os dados de saúde de seus empregados, que são orientados a reportar imediatamente caso ocorra qualquer sintoma por meio de um call center 24 horas, além de atendimento eletrônico. A Petrobras também atua junto às empresas prestadoras de serviços para que monitorem seus empregados, prestando todo apoio quando necessário.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio de Janeiro
Prefeitura assina cessão do prédio do Automóvel Clube pa...
13/03/26
Resultado
Porto do Açu bate recorde histórico em movimentações
13/03/26
Meio Ambiente
Após COP30, IBP promove encontro para debater agenda cli...
13/03/26
QAV
Aprovada resolução que revisa as regras voltadas à quali...
13/03/26
Biocombustíveis
ANP participará de projeto de pesquisa sobre aumento de ...
13/03/26
Resultado
Petrobras recolheu R$ 277,6 bilhões de Tributos e Partic...
13/03/26
Internacional
Diesel S10 sobe 16,43% em 12 dias, mostra levantamento d...
13/03/26
Pré-Sal
Shell conclui assinatura de contratos de alienação que a...
12/03/26
Energia Elétrica
Geração distribuída atinge marco de 50 GW e se consolida...
12/03/26
FEPE
FEPE 2026: ação em movimento
11/03/26
Bacia de Santos
Lapa Sudoeste inicia produção, ampliando a capacidade no...
11/03/26
Pré-Sal
Primeiro óleo de Lapa Sudoeste consolida produção do pré...
11/03/26
Gás Natural
Gas Release pode atrair novos supridores e criar competi...
11/03/26
Resultado
PRIO registra receita de US$ 2,5 bilhões em 2025 com exp...
11/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Pré-Sal
Seatrium impulsiona P-78 à injeção do primeiro gás após ...
11/03/26
PPSA
Assinatura de contratos de Mero e Atapu consolida result...
11/03/26
Empresas
Justiça suspende aumento de IRPJ e CSLL e decisão pode i...
10/03/26
Biodiesel
Setor de Combustíveis Defende Liberação da Importação de...
10/03/26
Macaé Energy
No Macaé Energy 2026, Firjan promove edição especial do ...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Dia da Mulher: elas contribuem para avanços no setor ene...
09/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.