Internacional

Maior terminal de petróleo da Líbia é danificado em combates

Agência Reuters
30/08/2011 12:43
Visualizações: 157
O maior terminal de petróleo da Líbia foi danificado durante os combates entre rebeldes e forças leais a Muammar Gaddafi, disseram trabalhadores do setor e testemunhas.

Segundo uma testemunha da Reuters, chamas e fumaça preta eram emitidos de um tanque no terminal petrolífero de Es-Sider, que carregava uma média de 450 mil barris por dia antes do começo da insurgência contra Muammar Gaddafi em fevereiro.

"Um tanque está em chamas agora, e a expectativa é de que fique totalmente danificado", disse um funcionário que não quis ser identificado. Ele disse que o tanque provavelmente foi atingido por um foguete nos últimos quatro dias.

Não era possível conferir imediatamente a extensão do prejuízo, e ninguém da Waha Oil Company, empresa estatal que controla o terminal, estava disponível para comentar.

O funcionário que foi inspecionar os danos disse que dois incêndios já foram apagados e que ninguém estava trabalhando no momento no terminal, que tem capacidade de armazenar 6,3 milhões de barris de petróleo bruto.

O Conselho Nacional de Transição, governo efetivo da Líbia desde que as forças de Gaddafi foram expulsas da maior parte da capital Trípoli na semana passada, está lutando para reativar sua economia, baseada no petróleo e gás natural.

A renda oriunda da indústria petrolífera será vital para o conselho, que tenta pagar salários, restaurar serviços básicos e impor ordem no país assolado pela guerra de mais de seis meses contra o governo de quatro décadas de Gaddafi.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19