Indústria naval

Lula destaca "renascimento" da indústria naval brasileira

Agência Brasil
09/04/2007 03:00
Visualizações: 115

A indústria naval brasileira caminha para ser uma das mais importantes do mundo, tornando o país mais competitivo e gerando emprego no mercado interno. A avaliação foi feita nesta segunda-feira (09/04) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu programa semanal de rádio Café com Presidente.

"Já dá para falar em renascimento da indústria naval brasileira e dá para falar que a indústria naval brasileira poderá ser uma das mais importantes do mundo", disse Lula.

Para o presidente, não é “justo" que o Brasil continue importando navios. “Nada contra países estrangeiros, mas é bem melhor a gente investir o dinheiro dentro do Brasil, gerar emprego para os brasileiros, portanto, fazer a política correta de distribuição de renda e fazer com que a engenharia brasileira se renove e que a gente possa ser competidor”, afirmou.

Lula destacou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê a construção de 42 navios. Na próxima quarta-feira (11/04), o governo assina um contrato no Rio de Janeiro para a construção de nove navios. A construção de outros 10 navios foi prevista em um contrato assinado no Porto de Suape, em Pernambuco.

“O que é importante em tudo isso é o que nós já fizemos no nosso mandato. Terminamos a P-43, terminamos a P-48, terminamos a plataforma P-50, estamos terminando a plataforma P-51, P-52, vamos antecipar a plataforma P-56 e depois vamos fazer a plataforma P-55 e a P-57. Tudo isso com forte conteúdo nacional. Para quê? Para gerar emprego aqui dentro, para dinamizar a indústria que fornece peças para a plataforma e transformar o Brasil em um país importante no que diz respeito à indústria naval”, disse.

O presidente afirmou também que apenas 3% do transporte marítimo internacional são pagos a empresas brasileiras. Segundo ele, o investimento na indústria naval poderá dinamizar a economia regional e qualificar o trabalhador.

“A primeira coisa que me chama a atenção é a formação de trabalhadores altamente qualificados para a indústria naval. Isso vai melhorar a produção de aço brasileiro. Melhorando a formação de mão-de-obra, vai melhorar o salário do trabalhador. E aí nós vamos poder ser competitivos com outros países que produzem navios para exportação”, completou.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20