Bahiagás

Luiz Gavazza destaca expansão da Bahiagás e protagonismo da Bahia no setor energético

Redação TN Petróleo/Assessoria
12/06/2025 09:30
Luiz Gavazza destaca expansão da Bahiagás e protagonismo da Bahia no setor energético Imagem: Divulgação Bahiagás Visualizações: 1559

Patrocínio de cobertura

Na série especial TN Conecta, a TN Petróleo conversou com o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza (foto), durante o Bahia Oil & Gas Energy, realizado em Salvador. Em entrevista exclusiva, Gavazza ressaltou o protagonismo da Bahia na história da indústria de petróleo e gás no Brasil e os investimentos em expansão da distribuidora, que este ano celebra três décadas de atuação.

“Isso aqui é a concretização de um sonho. A Bahia é o estado onde nasceu a indústria do petróleo e do gás no Brasil”, destacou Gavazza ao comentar a importância do evento. Para ele, o Bahia Oil & Gas Energy já se consolidou como um espaço essencial para negócios e apresentação de soluções do setor, reunindo os principais atores da cadeia produtiva de gás natural. “A terceira edição é um sucesso absoluto e nos encanta saber que a Bahiagás contribuiu para esse evento ser uma realidade.”

Trinta anos de desafios e crescimento

Luiz Gavazza aproveitou o momento para fazer um balanço da trajetória da Bahiagás, que completa 30 anos em 2025. Ele lembrou que, desde o início das operações, a companhia teve como grande desafio atender um estado com enorme diversidade industrial e territorial, como a Bahia.

“No início, já tínhamos como cliente o polo industrial de Camaçari, com forte presença da indústria química e petroquímica, que utiliza intensivamente o gás natural”, explicou. A alta demanda industrial dificultou a expansão para outros segmentos. “Só conseguimos alcançar o mercado residencial em 2004, dez anos após a entrada em operação.”

Hoje, no entanto, a Bahiagás é a terceira maior distribuidora do Brasil em número de clientes residenciais, ultrapassando a marca de 90 mil usuários. Mesmo presente em apenas 22 municípios, a empresa atende mais de 50% do PIB industrial do estado.

Interiorização e transição energética

Para expandir ainda mais a cobertura no estado, a companhia aposta em um plano robusto de interiorização. “Estamos implementando redes locais, promovendo chamadas públicas para aquisição de biometano e executando grandes obras, como o projeto Gasoduto Sudoeste”, afirmou Gavazza.

Um dos marcos desse plano é o atendimento à região de Brumado, que abriga um importante polo da mineração, com destaque para a Magnesita, além de empresas como Ibache e Lolite. A terceira mina de vanádio mais eficiente do mundo está prestes a se tornar a primeira em eficiência com o uso do gás natural.

Outro eixo de atenção é o agronegócio. “Principalmente no oeste da Bahia, com a cultura dos grãos, e no noroeste, com a fruticultura. Hoje, a Bahia produz vinhos premiados mundialmente e espumantes com destaque na indústria nacional”, comentou. Nessa região, a aposta será o biometano. Um projeto já foi apresentado na chamada pública da companhia, fruto de um consórcio entre a Bahiagás e a Agrovale, uma das maiores produtoras de açúcar do país. “Se viável, poderemos ter, em até dois anos, a primeira microrregião verde do Brasil, em Juazeiro”, anunciou.

Prática ESG e impacto ambiental

Questionado sobre a atuação da empresa no campo da sustentabilidade, Gavazza enfatizou o compromisso da Bahiagás com as práticas ESG. “Trabalhamos com uma concessão pública e seguimos todas as normas de segurança, ambientais e regulatórias. Cuidamos desde sempre das práticas de segurança, meio ambiente e sustentabilidade do nosso negócio”, explicou.

A empresa movimenta atualmente cerca de 5 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, o que representa uma redução anual de 1,4 milhão de toneladas de emissão de carbono. “A pedido do governador Jerônimo Rodrigues, fizemos um cálculo detalhado. Essa redução equivale ao plantio de 8,6 milhões de árvores”, revelou Gavazza.

A distribuidora também conta com um comitê de ESG ativo, coordenado pela Secretaria-Geral da empresa, e atua com foco em promover um impacto ambiental positivo ao mesmo tempo em que fortalece a segurança energética do estado.

                                                     

Assista a entrevista completa, direto no nosso canal do Youtube.

                                                         


 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Com um total de US$ 109 bilhões de investimentos o Plano...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Oil States marca presença na Mossoró Oil & Gas Energy 20...
28/11/25
Comemoração
Infotec Brasil completa 40 anos e destaca legado familia...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Petrosupply Meeting realiza 267 encontros e conecta seto...
28/11/25
Gás Natural
Entrega de Gasoduto no Centro-Oeste de Minas Gerais é no...
28/11/25
Internacional
Brasil apresenta avanços em resposta a emergências offs...
28/11/25
Evento
Niterói encerra segunda edição do Tomorrow Blue Economy ...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Sebrae impulsiona inovação ao aproximar startups do seto...
28/11/25
Gás Natural
Naturgy reforça papel estratégico do gás natural na segu...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
SLB destaca investimentos no Brasil e papel estratégico ...
27/11/25
Internacional
FINDES lidera missão à Europa para impulsionar descomiss...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Onshore potiguar defende licença mais ágil para sustenta...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Estudo aponta forte impacto da cadeia de petróleo e gás ...
27/11/25
Geração/ Transmissão
ENGIE Brasil Energia inicia operação comercial do primei...
27/11/25
Petrobras
Navios da Transpetro recebem bunker com conteúdo renovável
26/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy abre edição 2025 com participaç...
26/11/25
Pré-Sal
Shell conclui assinatura dos contratos de concessão na B...
26/11/25
Gás Natural
Concluída a construção da primeira unidade de liquefação...
26/11/25
PD&I
Ibmec cria centro de pesquisa para estimular debates est...
26/11/25
Apoio Offshore
Camorim receberá R$30 milhões do Fundo da Marinha Mercante
26/11/25
IBP
Posicionamento IBP - Vetos ao PLV 10/2025
26/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.