América do Sul

Linde assina contrato de hidrogênio por US$70 milhões com Enap no Chile

BNamericas
14/09/2004 03:00
Visualizações: 98

O grupo alemão de tecnologia Linde assinou um contrato a 15 anos com a filial Enap Refinarias, da petroleira estatal chilena Enap, através do qual fará o abastecimento de hidrogênio para seu uso na produção de diesel com baixo conteúdo de enxofre, aunciou a Linde em um comunicado na segunda-feira (13/09).
A filial chilena da Linde financiará, construirá e operará uma planta de processamento de hidrogênio de US$ 70 milhões no lugar da refinaria Aconcágua, em Concón, próxima à cidade portuária de Valparaíso.
A planta terá uma capacidade de produção de 50 mil m³ de hidrogênio e 100 toneladas diárias de dióxido de carbono líquido e o início de suas operações está programado para meados de 2006.A Enap tem uma participação de 85% no mercado chileno de diesel e gasolina.
Além de diminuir as emissões de dóxido de enxofre na contaminada capital, Santiago, o diesel com baixo conteúdo de enxofre permitirá a aplicação de modernas tecnologias catalíticas, acrescenta o comunicado.
O projeto inclui além do mais uma estação de carga de hidrogênio para caminhões e uma planta de dióxido de carbono para abastecer outros clientes.
Segundo teria destacado o membro da diretoria da Linde e gerente geral da Linde Gas and Engineering, Aldo Belloni, este projeto de hidrogênio é o primeiro projeto in loco deste tipo na América Latina. Agregou que estes investimentos são a maneira da empresa de responder à crescente demanda de combustíveis mais amigáveis com o meio ambiente, especialmente em áreas metropolitanas.
O acordo convertirá a Linde no maior provedor de gases técnicos do Chile, se lê no comunicado.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19