A Libra Logística comprou a PSC Terminais Intermodais Ltda, empresa que controlava o Porto Seco do Cerrado, um terminal intermodal localizado em Uberlândia (MG). A unidade pertencia à Log-In Logistica Intermodal. O valor da transação foi de R$ 2,8 milhões.
O porto seco - assim denominado por não ter acesso a cais - opera sob regime alfandegado. Nele, adiantam-se os processos aduaneiros de comércio exterior.
A concessão da instalação vale até 2019. A área alfandegada tem 52 mil metros quadrados. O empreendimento tem ainda 10 mil metros quadrados de armazéns, 30 mil metros quadrados de pátio e outros 10 mil metros quadrados de área para expansão.
O porto seco é alimentado por um desvio ferroviário que permite ligação direta, via malha FCA/ALL, a duas outras estruturas da Libra Logística – o porto seco de Campinas e a Libra Logística Valongo, no porto de Santos (SP).
A aquisição da nova unidade integra os planos do Grupo Libra de verticalizar o portfólio dedicado à infraestrutura, que tem na operação de terminais portuários marítimos seu principal negócio. Os segmentos automotivo, químico e de máquinas e equipamentos serão o foco principal do novo terminal.
"Para a Libra, trata-se de uma aquisição estratégica, pois o novo espaço atende perfeitamente ao conceito de logística integrada do Grupo, recebendo quase 80% de sua carga do Porto de Santos. Além disso, está inserido numa região de grandes oportunidades econômicas e porta entrada para o Cerrado", afirmou em nota Sebastião Furquim, diretor-geral da Libra Logística.