OTC

Levantamento sísmico 4D de Marlim será concluído no final do mês

Trabalho pode aumentar potencial de recuperação dos reservatórios do campo em 1%, o que equivale a uma nova descoberta de pequeno a médio porte. Resultados preliminares serão apresentados pela Petrobras na Offshore Technology Conferrence.


01/05/2006 03:00
Visualizações: 104

A Petrobras concluirá no final deste mês o processamento do levantamento sísmico 4D realizado no complexo de Marlim, na Bacia de Santos, de onde é extraída cerca da metade da produçao brasileira de petróleo. Segundo Paulo Johann, geofísico sênior da estatal e coordenador do programa Pravap 19, os dados obtidos permitirão não só o aumento do fator de recuperação das áreas que já estão em fase de produção, mas também um melhor gerenciamento das áreas onde serão instaladas as futuras plataformas P-51 (fase 1 de Marlim Sul) e P-53 (Marlim Leste). O campo de Marlim produz atuamente 440 barris/dia, com um potencial fator de recuperação de 45%. Já o campo de Marlim Sul, é responsável pela extração diária de 260 mil barris."Com esse trabalho, é possível aumentar esse índice em 1%, o que equivale a uma nova descoberta de pequeno a médio porte, dadas as dimensões do reservatório".

A aquisição dos dados na região foi feita entre novembro de 2004 e maio de 2005 por dois navios da empresa norte-ameriana Western Geco, que trabalhou em uma área de 1.520 quilômetros quadrados. Johann apresentará dados preliminares desse trabalho nesta terça-feira (2/5) em palestra na Offshore Technology Conference (OTC), que está sendo realizada em Houston, Estados Unidos. Segundo o executivo, o levantamento sísmico 4D em Marlim é pioneiro no mundo, porque foi feito em águas profundas (600 metros a 1.200 metros) e em um local congestionado por 11 plataformas de produção.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13