O leilão das linhas de transmissão que vão interligar a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), ao restante do sistema elétrico nacional só deverá ocorrer no ano que vem.
Agência BrasilO leilão das linhas de transmissão que vão interligar a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), ao restante do sistema elétrico nacional só deverá ocorrer no ano que vem.
Segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hübner, ainda precisam ser feitos ajustes no projeto, uma vez que “parte dessa energia vai ficar na Região Norte, o que influencia o planejamento dessas linhas. A perspectiva é que, em meados do ano que vem, teremos os leilões para as linhas de integração do sistema Belo Monte com o restante do sistema brasileiro” disse sexta-feira passada (11), após o leilão de nove lotes de linhas de transmissão e subestações.
Entre as linhas licitadas estão as que transportarão a energia gerada pelas usinas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira (RO), para a Região Sudeste. Os serviços leiloados hoje foram arrematados por cinco empresas com um deságio médio (redução do valor cobrado) de 31,57%. Pelo modelo adotado na licitação, vence quem ofertar o menor preço em relação ao teto estipulado pela Aneel.
Fale Conosco
23