EPE

Leilão de energia para 2016 tem 377 projetos inscritos

Os parques eólicos apresentam o maior número de empreendimentos, com 78,5% do total cadastrado. A fonte com a maior oferta de energia inscrita, entretanto, é o gás natural, com 53% dos 24.253 MW interessados em participar do leilão. Entre as fontes ofertadas estão ainda a biomassa (bagaço de

Redação
28/09/2011 15:46
Visualizações: 129
O Leilão de Energia A-5 de 2011, marcado para o dia 20 de dezembro, atraiu o interesse de 377 projetos de geração de energia elétrica que irão atender o mercado brasileiro a partir de 2016. Os empreendimentos, que efetuaram cadastramento junto à Empresa de Pesquisa Energética (EPE), somam uma capacidade instalada total de 24.253,6 megawatts (MW).

Os parques eólicos apresentam o maior número de empreendimentos, com 78,5% do total cadastrados junto à EPE. A fonte com a maior oferta de energia inscrita, entretanto, é o gás natural, com 53% dos 24.253 MW interessados em participar do leilão. Entre as fontes de geração cadastradas estão ainda a biomassa (bagaço de cana-de-açúcar e cavaco de madeira) e a hídrica (usinas hidrelétricas e PCHs).

Entre os 14 projetos hidrelétricos, dez são relativos a novos empreendimentos e quatro são ampliações, com aumento de capacidade instalada em usinas existentes.

Após a etapa de cadastramento, a EPE analisará a documentação de cada projeto inscrito e efetivará a habilitação técnica dos que estiverem com a relação de documentos em dia. Entre os documentos exigidos estão: licenciamento ambiental, parecer de acesso ao sistema de transmissão, certificação de estudos de vento (para eólicas), Declaração de Disponibilidade para Recursos Hídricos (para hidrelétricas e PCHs) e Declaração de Capacidade de Fornecimento de Combustível (para gás natural, bagaço de cana e cavaco de madeira).

Na avaliação do presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, o resultado final do processo de cadastramento reforça o interesse dos investidores em termelétricas a gás natural em participar dos leilões de energia, o que já se verificou na disputa promovida no mês passado. Contudo, observa Tolmasquim, será necessário verificar se esses projetos têm a garantia de fornecimento de combustível - condição indispensável para que sejam habilitadas a participar do leilão.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19