América do Sul

Joint-ventures de petróleo e gás seriam negociados na bolsa de Caracas

BNamericas
10/08/2006 03:00
Visualizações: 156

O Ministério de Energia e Petróleo da Venezuela e a bolsa de valores de Caracas estão avaliando maneiras para que os novos projetos de petróleo e gás natural consigam dinheiro negociando na bolsa, informou à BNamericas o presidente desta última entidade, Nelson Ortiz.

As ações seriam disponibilizadas pelas empresas de risco compartilhado que operam os projetos, que incluem socieades entre a petroleira estatal venezuelana PDVSA e as empresas privadas.
 
"A maneira realista de fazer isso é projeto por projeto", defende Ortiz, que acrescenta que a PDVSA não negociará ações sozinha no mercado no curto prazo.

"Com as taxas de juros atuais, é uma maneira mais econômica de financiar-se. Além do mais, assim se incorpora aos trabalhadores como acionistas e, o mais improtante, ao venezuelano comum", declarou.

A Suelopetrol é a única petroleira que tem ações na Venezuela e é um dos cinco maiores produtores de petróleo do mundo.

Ortiz efetuou as declarações no marco de um cerimônia para lançar a licitação por quatro novas licenças de exploração e produção do gás, que no total requereram ao menos US$ 2 bilhões em investimentos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19