Espírito Santo

Jazida gigante de petróleo começará a produzir em 2008

<P>O poço - que integra a jazida gigante de óleo anunciada semana passada pela Petrobras - será interligado à Plataforma P-34, que está em Jubarte. A antecipação do início da operação - inicialmente prevista para final de 2009 - para meados de 2008 foi divulgada ontem pelo governador Paulo...

A Gazeta/Vitória-ES
13/11/2007 22:00
Visualizações: 1244

O poço - que integra a jazida gigante de óleo anunciada semana passada pela Petrobras - será interligado à Plataforma P-34, que está em Jubarte. A antecipação do início da operação - inicialmente prevista para final de 2009 - para meados de 2008 foi divulgada ontem pelo governador Paulo Hartung. O volume de produção e o tamanho das reservas no mar do Espírito

Santo ainda não foram divulgadas pela Petrobras.

A qualidade do óleo leve, que tem gás associado, a infra-estrutura já disponível para escoar a produção e a menor distância do litoral - cerca de 70 km - levaram a Petrobras a iniciar a produção no mar territorial do Espírito Santo. O ESS-103 vai funcionar como teste e será modelo para a Petrobras na produção de óleo e gás nas rochas de pré-sal. Trata-se do primeiro poço na camada de pré-sal a entrar em operação no Brasil.

Os testes da Petrobras estão adiantados em outros dois poços localizados nos Campos de Caxaréu e de Pirambu, também no Parque das Baleias. Ainda não há confirmação da estatal, mas tudo indica que estes serão os próximos da camada de pré-sal a entrar em operação. Se isto ocorrer, a produção dos três primeiros campos no Brasil será em mar territorial capixaba.

Vantagens. As condições favoráveis à aceleração da produção de óleo abaixo da camada de pré-sal, destaca o governador, foram encontradas pela Petrobras no mar territorial do Espírito Santo. Infra-estrutura para escoamento da produção, menor profundidade a perfurar, camada de sal menos densa e menor lâmina d’água foram os fatores que pesaram na decisão

da Petrobras.

Na tarde de ontem, o diretor financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Barbassa, confirmou que a produção prevista para 2009, no campo do Espírito Santo, poderá ser antecipada. O executivo explicou que um dos campos, está muito próximo da plataforma P-34, que produz petróleo do campo de Jubarte. A P-34 retira petróleo de 17º API de Jubarte e ao lado dela existe um campo com óleo de 28º API. Por conta disso, um dos campos deverá ser conectado à plataforma, afirmou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
WIKA apresenta soluções para medição e controle de proce...
03/06/26
Etanol
Brasil pode mais que dobrar produção de etanol até 2040 ...
03/06/26
GLP
Posicionamento do Sindigás sobre reunião da Diretoria Co...
03/06/26
Combustíveis
Petrobras aprova adesão à nova subvenção econômica e pre...
03/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
Bolsa de Valores
Com mercado volátil, ações de petróleo, combustíveis e g...
02/06/26
BOGE 2026
NETZSCH do Brasil reforça liderança no setor de óleo e g...
01/06/26
BOGE 2026
Clark Solutions reforça atuação em eficiência Bahia Oil ...
01/06/26
Firjan
PIB cresce, mas custo estrutural continua limitando o Brasil
01/06/26
Combustíveis
Petrobras ajusta preço da gasolina
01/06/26
Parceria
Grupo Bravante firma parceria oficial com a WISTA Brazil...
01/06/26
Combustíveis
Etanol encerra maio com mercado atento ao avanço da safra
01/06/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
A SBM Offshore assinou contratos para as FPSOs SEAP-I e ...
31/05/26
BOGE 2026
Bahiagás destaca protagonismo da Bahia na Transição Ener...
29/05/26
BOGE 2026
Benel marca presença no Bahia Oil & Gas Energy e anuncia...
29/05/26
Investimentos
Petrobras anuncia aportes de mais de R$ 70 bilhões em Se...
29/05/26
BOGE 2026
Oil States reforça compromisso com inovação e excelência...
29/05/26
PPSA
PPSA publica Relato Integrado e Carta Anual
29/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
29/05/26
BOGE 2026
PetroReconcavo discute futuro de Óleo e Gás na Bahia Oil...
29/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25