A usina de Itaipu atinge sua quarta maior marca de geração de energia e deve fechar o balanço de 2011 com a produção de 92.245.539 MWh, 7% a mais que em 2010, quando gerou um total de 85,97 milhões de MWh. Itaipu também é responsável pelo recorde histórico mundial em 2008, quando produziu um total de 94,6 milhões de MWh.
Para se ter uma dimensão do volume gerado este ano pela maior usina do planeta em produção de energia, os 92.230.000 MWh seriam suficientes para suprir todo o consumo de energia elétrica do mundo por aproximadamente 43 horas; 2,5% do atual consumo anual de energia elétrica da China; 2,3% da atual demanda de energia elétrica dos Estados Unidos; 12,7% do atual consumo anual de energia elétrica da Índia ou 9% do atual consumo anual de energia elétrica do Japão.
Empreendimento do Brasil e do Paraguai, Itaipu gerou em 2011 energia suficiente para suprir o atual consumo de energia elétrica de Portugal por um ano e nove meses; da Alemanha por dois meses; da França por dois meses e oito dias; do Reino Unido por três meses e da Espanha por quatro meses.
Com potência instalada de 14 mil megawatts (MW), a usina foi responsável em 2010 pelo fornecimento de 16,4% da energia consumida no Brasil e pelo abastecimento de 71,3% do consumo paraguaio.