Energia

Itaipu começa remontagem da unidade 06

Em setembro do ano passado, durante trabalho de manutenção preventiva, os técnicos detectaram fissuras no anel de desgaste inferior que fica na roda da turbina, e por isso toda a unidade precisou ser desmontada. A operação de remontagem começa hoje (6) às 14h.

Redação
06/10/2011 13:12
Visualizações: 129
Técnicos da Itaipu começam hoje (6) a operação de remontagem da unidade 06, às 14h. O primeiro passo será a descida da roda da turbina. A peça, de 300 toneladas, 8,6 metros de diâmetro e 4,5 metros de altura, havia sido removida para reparos.

Em setembro do ano passado, durante trabalho de manutenção preventiva, os técnicos detectaram fissuras no anel de desgaste inferior que fica na roda da turbina.

Como o anel de desgaste inferior é a última peça do conjunto, toda a unidade precisou ser desmontada. Foi a primeira vez que isso ocorreu em 30 anos de operação. Se tudo ocorrer dentro do previsto, a U6 deve voltar a operar em abril de 2012. O início da remontagem da U6 será acompanhada de perto pelos diretores gerais brasileiro, Jorge Samek, e paraguaio, Gustavo Codas.


Próximos passos

Além da roda, e de vários outros componentes de pequeno porte, serão remontados o eixo, a cruzeta superior, o eixo superior, o rotor, o eixo inferior, a cruzeta inferior, dois servomotores e a tampa.

O superintendente adjunto de Manutenção, Marco Cesar Castella, explicou que a roda da turbina é uma das peças mais importantes da unidade geradora por transformar a energia cinética da água em energia mecânica e, posteriormente, em energia elétrica. “É ela que faz movimentar todo o conjunto girante, o eixo, o rotor, que vai gerar a energia”, comentou.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20