Mercado

Irã ultrapassa Arábia Saudita como maior fornecedor de petróleo da Índia

Reuters, 18/11/2016
18/11/2016 11:56
Visualizações: 505

O Irã ultrapassou sua rival política Arábia Saudita como principal fornecedor de petróleo da Índia em outubro, mostraram dados de embarque, justamente às vésperas de um encontro de produtores neste mês para fechar os detalhes sobre cortes de produção que tentarão reduzir um excedente global da oferta da commodity. 

O Irã costumava ser o segundo maior fornecedor de petróleo da Índia, posição que cedeu ao Iraque após as duras sanções ocidentais sobre seu programa de desenvolvimento nuclear limitarem as exportações. 

Mas as importações de petróleo iraniano pela Índia dispararam neste ano após essas sanções serem retiradas em janeiro. Em outubro, elas aumentaram mais de três vezes ante o mesmo mês no ano passado, para 789 mil barris por dia, segundo dados de rastreamento de navios e um relatório compilado pela Thomson Reuters Oil Research and Forecasts. 

Esse número se compara aos 697 mil barris por dia fornecidos no último mês pela Arábia Saudita. Ao longo de todo o período de janeiro a outubro, no entanto, a Arábia Saudita ainda detém a posição de principal fornecedor da Índia, em uma média de 830 mil barris por dia contra os 784 mil barris por dia do Iraque e os 456,4 mil barris por dia do Irã. 

O crescimento do Irã para a posição número 1 deve-se parcialmente à menor disponibilidade de petróleo da Arábia Saudita, que tem aumentado sua capacidade para refinar petróleo ao invés de apenas exportar mais. 

"A capacidade de refino da Arábia Saudita cresceu ao longo do tempo, então o país não está em posição para aumentar ainda mais suas exportações, enquanto o Irã está melhor colocado para aumentar sua produção e suas vendas para a Índia", disse Ehsaan Ul Haq, da consultoria KBC Energy, sediada no Reino Unido.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20